Atendimento no INSS poderá ser retomado em setembro

Agências da Previdência, que seriam reabertas na segunda, permanecem fechadas por causa da pandemia

Pleno.News
Atendimento no INSS poderá ser retomado em 14 de setembro Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderá ser retomado no dia 14 de setembro, segundo informação do órgão previdenciário divulgada nesta sexta-feira (21). A reabertura das unidades estava prevista para ocorrer na próxima segunda-feira (24), mas foi adiada. Esta é a sétima vez que o órgão anuncia o adiamento da retomada das atividades presencias em decorrência da gravidade da pandemia de Covid-19.

Com isso, o atendimento segue de forma remota, exclusivamente pelo telefone, na Central 135, ou pelo portal Meu INSS e aplicativo para celular, até ao menos o dia 11 de setembro. No dia 14, é esperada a reabertura das unidades.

Leia também

Em nota, o instituto afirma que a decisão foi tomada de forma conjunta com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, e diz ainda que o funcionamento ocorrerá de forma gradual. Com isso, não haverá 100% da capacidade de atendimento presencial, como antes da pandemia.

– A reabertura gradual e segura irá considerar as especificidades de cada uma das agências da Previdência Social no país. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.

Enquanto aguarda, o segurado tem, além do telefone e da internet, a opção de atendimento pelo sistema drive-thru, no qual é possível entregar cópias de documentos em urnas colocadas na frente das agências em todo o país. Veja as regras para a entrega aqui.

PERÍCIAS MÉDICAS
O cidadão que está doente e precisa fazer uma perícia médica terá de esperar mais um pouco. Isso porque esse serviço é um dos que mais podem ocasionar contaminação por coronavírus. Neste momento, quem tem o atestado médico consegue o adiantamento do benefício ao enviá-lo pela internet ou pelo aplicativo.

O cidadão receberá um salário mínimo, de R$ 1.045 neste ano, por três meses ou enquanto não passar por perícia. Ao ocorrer a reabertura, o segurado doente será avaliado pelo perito médico e terá direito de receber as diferenças, caso o benefício seja maior.

PROVA DE VIDA
A prova de vida do INSS está suspensa para os aposentados e pensionistas até o dia 30 de setembro. No entanto, a regra não vale para quem estava com o benefício suspenso em março deste ano. Neste caso, o cidadão terá de ir ao banco onde recebe a grana.

Além disso, desde quinta-feira (20), o instituto começou um projeto de prova de vida via foto de celular, que vai atingir 500 mil segurados.

*Folhapress

Mais Lidas