Leia também:
X Confira cinco truques para dar vida nova às roupas

10 hábitos brasileiros que são mal vistos em outros países

Manias que são comuns no Brasil podem pegar mal em outros países

Gabriela Doria - 26/07/2017 12h00

Vai viajar para outro país? Então fique de olho nesta lista que o Pleno.News preparou para que você não cometa gafes mundo afora. Lembre-se de que o corriqueiro no seu dia a dia, pode ser uma grave ofensa em outros países.

1. Levantar o dedão

O famoso “joinha” tem fama bastante ruim em países do Oriente Médio, América Latina, Oeste da África, Rússia e Grécia. O sinal com o dedão seria o equivalente a mostrar o dedo do meio, para nós brasileiros.

2. Dar gorjeta

Mesmo que a situação econômica do país não esteja lá essas coisas, é comum deixar um agrado para o garçom do restaurante. Entretanto, a boa intenção pode soar como um insulto em países como Japão e Coreia do Sul. O orgulho nos países orientais é levado muito a sério, e os trabalhadores de lá acreditam que o salário que recebem é o suficiente para o trabalho que fazem. Ou seja, gratificações por prestar o serviço corretamente não cai bem para eles.

3. Ficar com as mãos no bolso

De repente você está lá, relaxando com a mão no bolso e o quadril deslocado, e as pessoas começam a olhar torto. Isso provavelmente pode acontecer em países como Turquia e Coreia do Sul. O gesto que para nós demonstra casualidade, para os turcos e sul-coreanos soa como arrogante.

4. Mostrar a sola dos pés

Cruzar as pernas quando se senta é um gesto clássico do brasileiro. Entretanto, quando a sola dos pés é exposta em países árabes, muçulmanos, hinduístas ou budistas as pessoas veem a atitude como desrespeitosa. Para eles, as regiões do corpo que tocam o chão sujo são consideradas também sujas e inferiores.

5. Estar “elegantemente” atrasado

No Brasil, já sabemos fazer a conta de que horas chegar em determinado local. Se o evento está marcado para as 10h, sabe-se que começará somente às 10h30 (ou ainda mais tarde). Se a consulta no médico é às 15h, não tem problema chegar às 15h20, provavelmente ele ainda nem atendeu a pessoa marcada antes de você. Entretanto, o atrasadinho pode ser mal interpretado em países como Alemanha e Inglaterra. Para eles, atrasar-se significa deixar o outro esperando, como se o seu tempo fosse mais valioso do que o da pessoa. O que não deixa de ser verdade, não é mesmo?

6. Abrir um presente na hora que o recebe

Na China e na Índia, a alegria de receber um presente deve ser contida. Então, nada de rasgar o embrulho daquela “lembrancinha” imediatamente após recebê-la. Esse gesto demonstra avidez e ganância pelo objeto.

7. Temperar as refeições depois de prontas

Aquele ketchup, molho de pimenta ou até mesmo o sal, não têm espaço nas mesas de restaurantes da França, Itália, Espanha ou Japão. Em países com forte tradição gastronômica, encher a comida de temperos pega bastante mal. A dica é observar se na mesa há esses condimentos, caso contrário, é melhor não pedir para o garçom.

8. Comer em lugares que não servem comida

O brasileiro tem o hábito de fazer suas refeições nos lugares mais variados: ônibus, elevador e até recepção de consultório médico. Entretanto, no Japão ou em Ruanda, matar a fome publicamente em locais onde não se serve comida é considerado mal educado. Sabe aquela pipoquinha do ponto de ônibus? Melhor pedir para viagem.

9. Recusar comida

É bastante comum rejeitar comida por não querer dar trabalho para o anfitrião. Contudo, no Líbano, recusar algo que lhe é oferecido, principalmente comida, soa de forma grosseira e ingrata.

10. Limpar o prato

O que para nós é sinônimo de que a comida estava gostosa e estamos satisfeitos, para os chineses, filipinos, tailandeses e russos pode parecer um grave ofensa. É que se o prato está sem nenhum resto, significa que a visita ainda está com fome ou que o anfitrião falhou em sua missão de alimentá-la apropriadamente. Então, esqueça a regra de limpar o prato. Elegante mesmo é sempre deixar aquela “sobrinha educada”.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.