Leia também:
X Nova Iorque institui gênero X na certidão de nascimento. Oi?

Especialista explica benefícios da leitura para bebês

Além de criar vínculo com os pais, prática ajuda no desenvolvimento

Ana Luiza Menezes - 13/10/2018 11h00

Crianças recebem vários benefícios ao serem apresentadas ao mundo da leitura Foto: Pixabay

A leitura para bebês é de grande valia para o desenvolvimento deles. A prática também ajuda no fortalecimento do vínculo dos filhos com seus pais.

– Os bebês têm uma vinculação ao som desde a gestação e, ao nascer, estão atentos a toda musicalidade do ambiente ao redor – explicou a pedagoga Ana Flavia Castanho.

Em entrevista a um portal de notícias focado em educação, ela esclareceu o assunto. Especialista na capacitação de professores na área de Formação de Leitores e da Didática de Matemática, Ana defendeu que ainda no útero materno, desde o quarto mês, o bebê consegue ouvir e distinguir vários sons.

A modulação da voz humana é uma das primeiras coisas que um bebê aprende a interpretar quando nasce. Bebês não falam, mas escutam bastante.

O adulto que lê, aproxima a criança ao mundo da literatura. Isso contribui para o desenvolvimento da oralidade e da escuta. Fora isso, a leitura amplia o vocabulário conforme a criança vai crescendo. O imaginário da criança também é enriquecido por meio dessa prática.

Outro benefício se deve ao fato de que a leitura permite que uma pessoa conheça melhor a si mesma, o mundo e a cultura em que vive. O acesso aos livros desde a infância também é visto como uma forma de combater a desigualdade.

Leia também1 Procon orienta pais para as compras do Dia das Crianças
2 Patricia Abravanel anuncia 3ª gravidez: Mais um menininho!
3 Grávida de 8 meses, a atriz Isis Valverde recebe chá de bebê

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.