Leia também:
X Tentativa de roubo a bancos deixa ao menos 11 mortos

Veja 10 respostas afiadas de Guedes durante tumultos

Ministro da Economia se mostrou irritado, irônico e contrariado diversas vezes

Camille Dornelles - 04/04/2019 08h41 | atualizado em 04/04/2019 10h33

Após seis horas e meia de reunião na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) com o ministro Paulo Guedes, a discussão da reforma da Previdência terminou em tumulto. O ministro da Economia se revoltou após ser chamado de “tchutchuca” pelo deputado petista Zeca Dirceu (PT-PR).

Antes, porém, conseguiu detalhar mais sobre a proposta do governo da Nova Previdência entre bate-bocas menores. Confira abaixo dez respostas de Guedes durante os embates com os parlamentares.

“TCHUTCHUCA É A MÃE”
Após ser atacado por Zeca Dirceu, o ministro se dirigiu a ele fora do microfone e retrucou a provocação.

– “Tchutchuca” é a mãe, “tchutchuca” é a vó. Você não falte com o respeito comigo. Me respeita que eu te respeito – declarou.

“18 ANOS NO PODER”
Irritado por ser constantemente interrompido, o governista se dirigiu aos parlamentares petistas e criticou a falta de resultados de suas ações.

– Por que não botaram imposto sobre dividendos? Por que deram benefícios para bilionários? Por que deram dinheiro para a JBS? Nós estamos há três meses, vocês estiveram 18 anos no poder e não tiveram coragem de mudar – indagou ele.

GASTOS MAIORES COM EDUCAÇÃO
Segundo o ministro da Economia, o governo precisa diminuir os gastos com a Previdência Social para que não seja maior do que com a educação.

– Gastamos R$ 700 bilhões ano passado com a Previdência, nosso passado, e R$ 70 bilhões com educação, nosso futuro. Gastamos dez vezes mais com a Previdência do que com nosso futuro – declarou.

“NÃO VOU INTERAGIR”
Guedes afirmou que “cometeu um erro” ao se reportar aos deputados durante as acusações deles. Ele criticou a falta de decoro deles nos bate-bocas.

– Eu cometi um erro sério quando respondi a uma indagação de Gleisi (Hoffman, deputada e presidente do PT), mas tentei ser atencioso e respondi. Sou muito respeitoso. Os senhores têm muita familiaridade com esse ambiente, eu não. Os senhores poderiam considerar que eu posso cometer erros. Eu cometi o erro de interagir, eu só deveria ter falado. Então, eu não vou interagir – afirmou.

“SISTEMA PERVERSO”
O ministro também declarou que vê o atual sistema como perverso.

– Financiar a aposentaria do idoso desempregando trabalhadores é, na minha opinião, uma forma perversa de financiar o sistema. É, do ponto de vista social, uma condenação. É um sistema perverso, 40 milhões de brasileiros estão excluídos do mercado formal, não conseguem ter capital, porque foram expulsos, excluídos do mercado formal, pela forma perversa com que o sistema é financiado. Isso é socialmente perverso – afirmou.

“EMBARQUEM SEUS FILHOS”
O ministro sinalizou que não realizar a reforma da Previdência levaria o país a um modelo de capitalização, no qual o contribuinte paga pela própria aposentadoria. Nesse cenário, desafiou os deputados dizendo que as próximas gerações pagarão o preço.

– Se quiserem, embarquem seus filhos no avião em que vocês estão e vão acabar como Rio de Janeiro, Minas Gerais – atacou.

“VENEZUELA ESTÁ MELHOR”
O ministro também foi atacado por esquerdistas, que criticaram o modelo de previdência do Chile. O país sofre uma crise econômica atualmente. Frente às acusações, Guedes foi irônico.

– O Chile tem quase o dobro da renda per capita do que o Brasil, acho que a Venezuela está melhor – declarou.

“FALE MAIS ALTO DO QUE EU”
Logo após falar sobre a Venezuela, começou um novo tumulto na Casa. Dessa vez, Guedes se dirigiu ao deputado federal Henrique Fontana (PT-RS), que o criticava.

– Deputado, fale mais alto do que eu. Um pouco mais, a palavra é dos senhores, falem um pouco mais alto – ironizou.

“NÃO ATINGIU AS MAIS POBRES”
Ao começar sua fala, Guedes detalhou a diferença de idade de aposentadoria para homens e mulheres. Ele defendeu que o aumento não prejudica a população mais carente.

– Passou para 62. Você não atingiu (as mais pobres). Você atingiu justamente a moça da classe média alta que fez um concurso público novo, nunca ficou desempregada, contribuiu a vida inteira e se aposenta aos 55, 56. Essa vai ter que trabalhar mais sete anos e vai contribuir mais – afirmou.

“NÃO CABE A MIM ENTRAR NO DEBATE”
Algumas vezes no meio do bate-boca, Paulo Guedes tentou se conter. Em determinado momento, ele pediu desculpas por entrar em confrontos.

– Meu papel é relativamente simples, quem vai julgar são os senhores. Com a maior franqueza, não cabe a mim entrar no debate político. Tenho que dar explicações e não preciso me exaltar, me desculpem – afirmou.

Leia também1 Provocado, Paulo Guedes rebate deputados de esquerda
2 Guedes discute após ofensa de deputado, filho de José Dirceu
3 Guedes: 'Previdência custa 10 vezes mais do que educação'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.