Leia também:
X Marina Silva se emociona após encontro com Greta: “Tocante”

PF prende 5 envolvidos nos atos em Brasília em nova operação

Mandados são cumpridos em cinco estados e no Distrito Federal

Paulo Moura - 20/01/2023 13h30 | atualizado em 23/01/2023 18h07

Manifestantes invadiram Congresso, STF e Palácio do Planalto Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal prendeu, até o início da tarde desta sexta-feira (20), cinco pessoas por suposto envolvimento nos atos realizados em Brasília no último dia 8 de janeiro que resultaram na depredação dos prédios do Supremo Tribunal Federal (STF), Congresso Nacional e Palácio do Planalto. A ação foi deflagrada na manhã desta sexta.

Batizada de Lesa Pátria, a operação tem como alvos supostos financiadores e participantes dos atos ocorridos no Distrito Federal. A ação foi ordenada pelo Supremo Tribunal Federal, que expediu oito mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão.

As ordens desta sexta são cumpridas no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, e Mato Grosso do Sul. Quatro dos presos já foram identificados, são eles: Ramiro Alves Da Rocha Cruz Junior, conhecido como Ramiro dos Caminhoneiros; Randolfo Antonio Dias; Renan Silva Sena e Soraia Bacciotti.

Nesta quinta (19), a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) iniciou o processo de instalação das tornozeleiras eletrônicas nos manifestantes soltos após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Até esta quinta, Moraes analisou a situação de 1.075 detidos, sendo que 740 seguem presos, agora em prisão preventiva, enquanto 335 poderão responder ao processo em liberdade com a colocação de tornozeleira eletrônica e outras medidas. A previsão é de que a análise dos casos esteja concluída até esta sexta.

Leia também1 Marina Silva se emociona após encontro com Greta: "Tocante"
2 Corpos da cabeleireira Elizamar e dos filhos são identificados
3 Zambelli participa de maior evento antiaborto do mundo
4 Lula se reúne em Brasília com chefes das Forças Armadas
5 Após invasão, Câmara comprará 2 mil grades de proteção

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.