Leia também:
X Bebê morre por falta de vaga em UTI neonatal

Notas com carimbo de Lula causam rejeição

Apesar de o Banco Central afirmar que cédulas rasuradas podem ser aceitas, especialistas defendem que comerciantes podem recusar recebimento

Ana Luiza Menezes - 03/05/2018 19h49

Cédulas com carimbo de Lula estão sendo rejeitadas por algumas pessoas e estabelecimentos comerciais Foto: Reprodução/Facebook

Apesar de o Banco Central (BC) ter afirmado nesta quarta-feira (2) que cédulas rasuradas não perdem o valor, alguns comerciantes estão reclamando e rejeitando notas que exibem o carimbo Lula Livre. A campanha de militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) em defesa de Lula começou desde sua prisão em 7 de abril.

Para aqueles que não querem as notas carimbadas, o órgão informou em nota que é possível trocá-las. Por meio de um comunicado, o BC também ressalta a importância de que os cidadãos evitem rasurar notas, alegando que a fabricação de cédulas e moedas gera custos para o país e sua reposição elevará ainda mais esse custo.

Em lojas e nas redes sociais há quem reclame da ação dos petistas, visto que rasurar cédulas é considerado crime de acordo com o Código Penal brasileiro. O inciso 3 do Artigo 163 classifica como crime a ação de “destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia se o crime é cometido contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista”.

– Eu me recuso a receber qualquer cédula de real danificada. Petistas não respeitam a lei, não respeitam os símbolos nacionais, não respeitam ninguém. Na verdade, seus adeptos perderam o respeito pelo país e pela sociedade. Para piorar a situação, seus militantes estão carimbando nas cédulas de Real o rosto de Lula. Portanto, afirmo que se alguma pessoa tentar me passar uma nota dessas sequer, eu não aceitarei. Espero sinceramente que o cidadão brasileiro faça mesma coisa – publicou o pastor Renato Vargas em seu perfil do Facebook.

Quem também se pronunciou sobre o assunto foi a psicóloga cristã, Marisa Lobo, que em seu perfil do Instagram, ela mostrou o aviso de um estabelecimento comercial de Curitiba, Paraná, informando que não aceita as cédulas carimbadas por adeptos do PT.

Apesar das informações cedidas pelo Banco Central, especialistas afirmam que comerciantes têm o direito de rejeitar notas rasuradas e deterioradas.

Comerciante de Curitiba exibe recado de que não aceitará notas rasuradas Foto: Reprodução/ Instagram

Leia também1 Pesquisa aponta Bolsonaro em primeiro em cenário sem Lula
2 Tesouro! Faxineiro encontra barras de ouro na lata do lixo

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.