Leia também:
X Polícia indicia marido pela morte de Caroline Bittencourt

Bolsonaro diz que vetou filmes com temática LGBT na Ancine

Presidente se pronunciou durante transmissão ao vivo

Ana Luiza Menezes - 16/08/2019 18h44 | atualizado em 16/08/2019 19h17

Presidente Jair Bolsonaro Foto: PR/Marcos Corrêa

O presidente Jair Bolsonaro voltou a fazer críticas a obras audiovisuais que buscavam autorização da Agência Nacional do Cinema (Ancine) para captar recursos por meio da Lei do Audiovisual.

Em uma transmissão ao vivo, ele citou filmes que envolvem temáticas LGBT e de sexualidade e disse que a agência não vai liberar verbas para esses projetos. Ele ainda disse que se a Ancine “não tivesse, em sua cabeça toda, mandatos”, já teria “degolado tudo”.

Nesta sexta-feira (16), a diretoria colegiada da agência tem três pessoas com mandatos de quatro anos. Procurado, o órgão disse que “não vai comentar os pronunciamentos do Presidente da República”.

No vídeo, Bolsonaro defendeu que não está censurando o cinema.

– Quem quiser pagar… a iniciativa privada, fique à vontade. Não vamos interferir nada. Mas fomos garimpar na Ancine filmes que estavam prontos para ser captados recursos no mercado. Olha o nome de alguns, são dezenas, antes de começar a listar as obras. Um filme chama ‘Transversais’. Olha o tema: ‘Sonhos e realizações de cinco pessoas transgêneros que moram no Ceará’. Conseguimos abortar essa missão.

Por seu posicionamento, Bolsonaro foi alvo de críticos, que alegaram censura. A Associação de Produtores Independentes do Audiovisual (API) emitiu uma nota de repúdio ao presidente

*Folhapress

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.