Leia também:
X Ex-governador do PR, Roberto Requião anuncia filiação ao PT

Bolsonaro: ‘A gasolina mais barata do mundo é a nossa’

Presidente voltou a comentar sobre reajuste dos combustíveis

Gabriela Doria - 13/03/2022 16h20

Presidente Jair Bolsonaro afirmou que gasolina do Brasil é a mais barata do mundo Foto: PR/Clauber Cleber Caetano

O presidente Jair Bolsonaro voltou a comentar, na noite deste sábado (12), sobre o reajuste do preço dos combustíveis – anunciado pela Petrobras na última semana. Em participação no Congresso Brasil Profundo, feita por videoconferência, Bolsonaro afirmou que a gasolina brasileira é a mais barata do mundo.

– Os problemas que temos no momento: temos inflação sim, aumento dos combustíveis, mas isso acontece no mundo todo. Estamos dando o melhor de nós. Quem pesquisa e vê sabe que a gasolina mais barata do mundo é a nossa. Nós também estamos sofrendo, mas não tanto quanto os povos aí fora – declarou Bolsonaro.

Na última semana, a Petrobras anunciou um reajuste de 18,8% na gasolina e 24,9% no diesel. O gás de cozinha também foi reajustado em 16,1%.

MUDANÇA NO ICMS
Na noite desta sexta-feira (11), o presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que muda a cobrança do ICMS dos combustíveis. Ele não vetou nenhum texto da proposta, que desagrada governadores, já que o ICMS é um tributo estadual.

A medida foi aprovada pelo Congresso na madrugada da sexta e tem por objetivo tentar conter o aumento do preço dos combustíveis no país. O texto estabelece um valor fixo do imposto por unidade de medida (como 1 litro) dos seguintes combustíveis: Gasolina, etanol, diesel, biodiesel e gás de cozinha.

A alíquota será definida pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), composto pelos estados, pelo Distrito Federal e pelo governo federal. O valor terá que ser o mesmo em todos os estados do país.

Além disso, o ICMS passará ainda a ser cobrado apenas uma vez na cadeia de produção.

Após a aprovação do projeto, os governadores emitiram nota criticando a medida e afirmaram que ela não irá resolver o problema dos preços dos combustíveis no Brasil. Eles ainda lembraram que o ICMS está congelado desde o ano passado.

Leia também1 Jair Bolsonaro recebe refugiados afegãos para almoço
2 Bolsonaro é questionado sobre sanções do governo à Rússia
3 Com medo, Lula adianta lançamento de candidatura
4 Bolsonaro: 'Nada será feito sem indígenas concordarem'
5 Bolsonaro: "Não tomamos decisões pensando em eleições"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.