Bolsonaro: ‘Nada será feito sem indígenas concordarem’
Presidente falou sobre extração mineral em solo indígena
Monique Mello - 12/03/2022 19h11 | atualizado em 12/03/2022 19h32

O presidente Jair Bolsonaro garantiu, neste sábado (12), que qualquer tipo de extração mineral em solo indígena apenas será feita com a permissão dos índios. O chefe do Executivo acrescentou que não tem dúvida de que a população local deseja que a atividade seja efetuada em suas áreas.
– Quero deixar bem claro: só será feito qualquer coisa em terra indígena se os indígenas assim concordarem. Estive lá na aldeia Flexal em Roraima, na (reserva) Raposa Serra do Sol. Pousei lá com o nosso helicóptero, e eles já sabiam do negócio (do projeto). São bem informados. E querem isso porque vão ganhar royalties em cima disso daí. Ou seja: o ser humano quer progredir – argumentou com jornalistas após participar de um evento de filiação do PL, em Brasília.
De acordo com Bolsonaro, o indígena, “ao ser trazido para o nosso meio”, começa a ver as maravilhas da Medicina e outras coisas que acontecem no Brasil e quer se incorporar.
– E tem se incorporado cada vez mais à nossa sociedade – avaliou.
O presidente lembrou que o governo federal lançou nesta sexta-feira (11) o Plano Nacional de Fertilizantes e que o presidente da Câmara, Arthur Lira, está muito sensível a questões de exploração dos recursos minerais em terras indígenas.
– Mas esse projeto permite, ao regulamentar dois dispositivos da Constituição, que você possa, por exemplo, ter hidrelétricas no vale do Rio Cotingo lá em Roraima – explicou.
*AE
Leia também1 Caetano Veloso leva artistas ao STF em prol do meio ambiente
2 Leonardo Gonçalves: "Eu sou e sempre fui um cantor cristão"
3 Bolsonaro: "Não tomamos decisões pensando em eleições"
4 Presidente Jair Bolsonaro pede a compreensão de caminhoneiros
5 Lula se irrita ao ser questionado sobre corrupção em entrevista