Leia também:
X Hipster da Federal é morto ao invadir casa em zona rural

Morre o físico e ex-presidente da Eletrobras Luiz Pinguelli Rosa

O especialista em energia estava internado por Covid-19 há quase um mês

Pleno.News - 03/03/2022 11h02 | atualizado em 03/03/2022 11h34

Luiz Pinguelli Rosa Foto: Reprodução/YouTube Coppe UFRJ

Morreu, na madrugada desta quinta-feira (3), o engenheiro nuclear e físico Luiz Pinguelli Rosa, aos 80 anos, após ter sido internado por Covid-19 há quase um mês. Um dos maiores especialistas em energia no país, Pinguelli foi presidente da Eletrobras entre 2003 e 2004 e por várias vezes foi diretor da Coppe/UFRJ, no Rio de Janeiro.

Membro da Academia Brasileira de Ciências, eleito em 2003, o professor integrou o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC/ONU) e já recebeu o Forum Award da Sociedade Americana de Física, em 1992.

No decorrer de sua carreira, recebeu a comenda com o grau de Chevalier de Lordre des Palmes Académiques, concedido em 1998 pelo Ministério da Educação da França. Também, o Prêmio Golfinho de Ouro, categoria ciências, concedido no ano 2000 pelo Conselho Estadual de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro. E ainda as Medalhas da Ordem do Mérito do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Defesa, em 2003.

O atual diretor da Coppe/UFRJ, Romildo Toledo, lamentou a morte de Pinguelli e decretou luto de três dias na instituição.

– A Coppe/UFRJ decreta luto oficial por três dias em homenagem ao seu ilustríssimo Professor. Em meu nome e em nome da diretoria, da qual Pinguelli fazia parte, e de todo Corpo Social da Coppe, prestamos nossas sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos do nosso querido Professor Pinguelli – disse em nota.

*AE

Leia também1 Hipster da Federal é morto ao invadir casa em zona rural
2 Jogador do DF morre na Europa após sofrer parada cardíaca
3 José de Abreu testa positivo para Covid e exalta vacinas
4 Atriz Ana Beatriz Nogueira está com câncer inicial no pulmão
5 Sede do PT em Campinas é invadida e depredada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.