Leia também:
X Tiroteio impede que grávida receba auxílio para dar à luz

Justiça do DF rejeita novo pedido de prisão de Temer

Temer virou réu pela quinta vez nesta segunda-feira

Henrique Gimenes - 30/04/2019 17h02 | atualizado em 30/04/2019 17h29

Ex-presidente Michel Temer Foto: Agência Brasil/Antônio Cruz

O juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal do Distrito Federal (DF), rejeitou um novo pedido de prisão preventiva contra o ex-presidente Michel Temer. O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF) no inquérito dos Portos.

O ex-presidente se tornou réu nesta segunda-feira (29) por causa de um decreto com alteração de regras do setor de portos. Para o MP, há indícios de que Temer teria cometido crimes de corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro na edição do decreto. A empresa Rodrimar, que atua no porto de Santos, teria sido a beneficiada.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, apresentou a denúncia ao Supremo Tribunal Federal em dezembro de 2018. Com o fim do mandato e do foro privilegiado, a denúncia foi enviada para a Justiça Federal do Distrito Federal.

Junto com Michel Temer, também foram denunciados o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (MDB-PR), o policial aposentado João Baptista Lima Filho, conhecido como Coronel Lima, o sócio do coronel, Carlos Alberto Costa, e os empresários Antônio Grecco e Ricardo Mesquita, da empresa Rodrimar.

DECRETO DOS PORTOS
Em 2017, o então presidente Michel Temer editou um decreto que estendia por até 70 anos a duração de dois contratos com empresas privadas do setor portuário. A empresa Rodrimar consta como uma das beneficiadas que realizaram pagamentos indevidos ao ex-presidente e demais indiciados.

Estima-se que, ao todo, foram pagos R$ 32,6 milhões em propinas.

Leia também1 STF nega pedido da oposição para suspender a Previdência
2 Confira o cardápio luxuoso exigido pelos ministros do STF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.