Leia também:
X Globo contrata a jornalista política Vera Magalhães

Prefeitura de SP planeja retomar aula presencial em fevereiro

Anúncio sobre a rede municipal foi feito nesta quarta-feira

Pleno.News - 16/12/2020 17h29 | atualizado em 17/12/2020 17h11

Prefeito de São Paulo, Bruno Covas Foto: Reprodução

A gestão Bruno Covas (PSDB) anunciou, nesta quarta-feira (16), que o ano letivo de 2021 da rede municipal vai começar no dia 4 de fevereiro, com “muita expectativa” para a retomada de aulas presenciais. Segundo a Prefeitura, as escolas já estariam preparadas para receber de volta os alunos, mas o retorno ainda dependeria de autorização da área de Saúde.

– As escolas estão preparadas, os protocolos estão aplicados e aguardamos a autorização da Vigilância Sanitária para retomarmos as aulas de forma presencial no dia 4 de fevereiro, se a Saúde entender ser seguro. As aulas estão programadas para o próximo ano, e o calendário já foi publicado – afirmou o secretário municipal de Educação, Bruno Caetano.

Ele também reforçou que todos os materiais necessários e indicados pelos protocolos de saúde foram adquiridos.

– Fizemos em 2020 o maior programa de reformas em escolas de que se tem noticia. Foram 500 escolas, das 1.500 que temos no ensino fundamental e [no ensino] médio, que receberam reformas de grande porte neste ano. Elas estão preparadas, e os protocolos estão aplicados – afirmou o secretário.

Com o novo avanço de casos de Covid-19 em São Paulo, Covas paralisou o plano de abertura na educação, no mês passado. Desde o dia 3 de novembro, as escolas públicas e particulares só tiveram autorização de retomar aulas presenciais para o ensino médio. Para educação infantil e fundamental, o aval é apenas para atividades extracurriculares.

Ainda segundo o secretário, a Prefeitura também vai começar a entregar na próxima semana os primeiros tablets aos alunos da rede, como anunciado em agosto. Pelo cronograma da gestão, 10 mil equipamentos serão entregues neste mês. Para os demais, a previsão é até fevereiro do próximo ano. O objetivo da Prefeitura é que, com o retorno das aulas, os estudantes usem os tablets no contraturno.

– No ano que vem, todos os alunos da rede pública municipal estudarão em tempo integral. Uma parte do turno na escola – se a gente tiver condição, a gente tem muita expectativa de reabrir em fevereiro -, e uma parte em casa, com o reforço escolar – disse Caetano.

ALUNO VAI RECEBER AUXÍLIO PARA COMPRAR UNIFORME
A gestão Covas anunciou, ainda, mudanças para distribuição de uniformes e materiais escolares. Segundo a Prefeitura, cada aluno da rede, por meio do seu responsável legal, vai receber benefício de R$ 387,10, a partir do dia 18 de janeiro, para adquirir os materiais, em vez de ser diretamente fornecido pela administração municipal.

A Prefeitura disse que fez uma consulta de mercado para definir o valor do auxílio. Pela programação, o benefício seria para comprar cinco camisetas e cinco pares de meia, além de uma jaqueta, um blusão, uma calça, bermuda e um par de tênis.

– Esse recurso vai ajudar no reaquecimento da economia e na reativação do comércio local – afirmou o prefeito Bruno Covas.

*Estadão

Leia também1 Prefeitura do Rio cancela tradicional festa de réveillon
2 Tragédia! Carro cai em rio e mata seis crianças e um adulto
3 Juiz decide que União terá que custear remédio para bebê
4 Ranking: Cariocas elegem as marcas e serviços de 2020
5 Deputada pede flexibilização de restrições de fim de ano

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.