Leia também:
X Voluntariado será critério de desempate em concurso

Associação lança campanha contra o suicídio de policiais

Iniciativa foi apresentada durante coletiva de imprensa

Ana Luiza Menezes - 28/08/2019 19h20

ASOFBM lançou campanha de prevenção ao suicídio de PMs Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (28), durante uma coletiva de imprensa, a Associação dos Oficiais da Brigada Militar (ASOFBM) lançou uma campanha de prevenção ao suicídio de policiais militares. A iniciativa acontece em parceria com o Corpo de Bombeiros e inclui um vídeo com depoimentos de oficiais, psiquiatras e familiares.

O material de combate ao suicídio conta ainda com uma cartilha ilustrada sobre o tema. Dados apurados pela associação revelaram que o afastamento de agentes do trabalho, por problemas psiquiátricos chega a 53%.

No Rio Grande do Sul, 50 brigadianos cometeram suicídio, entre os anos de 2008 e 2018. A Brigada Militar do estado conta com cinco psiquiatras para atender um efetivo de 19 mil homens.

Segundo a ASOFMB , o projeto para intensificar o apoio e a avaliação psicológica dos policiais começou agora. A associação defende que deve ser feita uma avaliação, de dois em dois anos, para que seja comprovado se o profissional está apto para o trabalho. Antes, esse tipo de exame só era feito no momento da admissão.

O coronel Marcos Paulo Beck, presidente da ASOFBM, destacou fatores que não contribuem com o diagnóstico do estado psicológico do agente. Para ele, entre as causas está o machismo, visto que muitas vezes o homem que enfrenta uma situação difícil não quer que os colegas percebam. Ele também esclareceu o objetivo da iniciativa.

– Com a campanha, queremos fazer palestras, contar com todos, com o comando da BM, dos bombeiros e demais corporações. Queremos alertar cada homem para que ele possa ver no outro esses problemas, identificar porque viu na cartilha, por exemplo – disse.

Beck afirmou ainda que problemas, como contas e salários atrasados e estresse durante o ofício, podem acabar gerando algum problema mental ou emocional.

Leia também1 PM deixa carta comovente antes de cometer suicídio
2 Campanha contra suicídio terá Damares de paraquedas
3 Homem que tentou cometer suicídio é batizado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.