Leia também:
X Jaqueline, bicampeã de vôlei, desmaia em entrevista ao vivo

Campeão Brasileiro é vetado para as Paralimpíadas

Proibição aconteceu após reformulação da classificação dos atletas

Mayara Macedo - 25/04/2019 13h06 | atualizado em 25/04/2019 13h08

André Brasil participou de diversos campeonatos importantes Foto: Reprodução

O nadador das Paralimpíadas André Brasil foi considerado inapto para continuar competindo. A decisão foi tomada como consequência de uma medida do Comitê Paralímpico Internacional, que reformulou a classificação da natação na última quarta-feira (24), que divide os atletas de acordo com suas deficiências.

– O que me deixa triste é ver que são 14 anos jogados fora, como se passassem uma borracha em cima da minha história. Não somos tratados como seres humanos, e sim como números de pontos na classificação – declarou André para a revista Veja.

Em 14 anos de carreira, André Brasil conquistou 14 medalhas nas três Paralimpíadas que participou, cinco Campeonatos Mundiais e três Jogos Parapan-Americanos. Só no Brasil o nadador acumulou 67 medalhas em 300 competições.

O atleta sofreu poliomelite quando tinha apenas três meses de vida. A doença deixou sequelas em André, que ficou com 5 centímetros de diferença de uma perna para a outra. Mesmo passando por cirurgias, o problema não teve solução.

– O sistema é falho. Não é justo quatro pessoas definirem a vida de um atleta. Parece que o que foi feito anteriormente não valeu de nada, o esporte paralímpico perde muito a sua credibilidade por isso – finalizou André.

Leia também1 Jaqueline, bicampeã de vôlei, desmaia em entrevista ao vivo
2 Alexandre Pato e namorada se batizam em igreja evangélica

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.