Leia também:
X Avalanche nos alpes suíços deixa vários desaparecidos

Parentes impedem erro que enterraria bebê vivo

Médico alega milagre e polícia investiga o caso

Ana Luiza Menezes - 19/02/2019 17h31

Menino tinha sido declarado morto (Foto Ilustrativa) Foto: Pixabay

Na Bolívia, um bebê prematuro, de 24 semanas, foi declarado morto pelos médicos no parto. Entretanto, instantes antes de ir para o caixão, parentes descobriram que a criança estava respirando.

Agora, a polícia local investiga se houve negligência médica. O caso aconteceu no Hospital da Mulher, em Santa Cruz de la Sierra.

Na quinta-feira (14), uma jovem chamada Aidé Jurado deu entrada na unidade de saúde porque estava com contrações. Uma cesárea de emergência foi realizada e, segundo os médicos, o bebê nasceu sem vida. Os profissionais afirmaram ainda que tentaram ressuscitar o recém-nascido várias vezes, porém não tiveram êxito. Diante do quadro, eles afirmaram que o menino estava morto.

Chamado de Dhilan Daren, o corpo do pequeno foi entregue à família para ser velado em casa. Depois que todos os trâmites para o enterro já tinham sido resolvidos, uma tia reparou que o garoto estava respirando.

O pai da criança procurou a imprensa e as autoridades locais Foto: Reprodução

O pai, Richard Jurado, decidiu levar o filho de volta ao mesmo hospital onde aconteceu o nascimento. Dhilan acabou sendo internado em uma UTI Neonatal, dentro de uma incubadora. A mãe ainda estava no local para se recuperar de uma cirurgia. No momento, o quadro de saúde do bebê é estável.

O certificado de óbito foi apresentado às autoridades e também à imprensa. O documento tinha sido assinado pelos médicos, que passarão a ser investigados a fim de que seja descoberto se houve lesão gravíssima ao recém-nascido.

POSIÇÃO DO HOSPITAL
O diretor médico do Hospital da Mulher, Fernando Saavedra, publicou uma nota sobre o caso. Segundo ele, a equipe não falhou nos procedimentos. Quanto ao fato de a criança ter sobrevivido, ele afirmou ainda que se trata de um milagre.

Saavedra também apontou a possibilidade da chamada Síndrome de Lázaro, na qual, de forma muito rara, a circulação volta de forma espontânea, após tentativas fracassadas de reanimação.

Leia também1 Avalanche nos alpes suíços deixa vários desaparecidos
2 Suásticas são pichadas em túmulos de cemitério judaico
3 Católicos pedem perdão por omissão de abusos: 'Vergonha'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.