Leia também:
X WhatsApp vai lançar versão para empresas

Espanha multa Facebook em 1,2 milhão de euros

Segundo Agência de Proteção de Dados, empresa não informa uso de dados coletados aos usuários

Henrique Gimenes - 11/09/2017 15h30 | atualizado em 11/09/2017 17h05

Espanha muta Facebook por violações nas regras de proteção de dados Foto: Pexels

A Agência Espanhola de Proteção de Dados (AEPD) informou, nesta segunda-feira (11), que aplicou uma multa de 1,2 milhão de euros (equivalente a R$ 4,42 milhões) ao Facebook por violações nas regras de proteção de dados no país. Segundo o orgão, a empresa coleta dados e não informa aos usuários qual o uso das informações.

No comunicado, a agência afirma que o “Facebook compila dados de ideologia, sexo, crença religiosa, gostos pessoais e navegação sem informar com clareza o uso e o propósito que destinará às informações”. A AEPD ainda ressalta que a política de privacidade do Facebook “possui termos genéricos e imprecisos”, e que “não recolhe de forma adequada o consentimento dos usuários e não usuários” do serviço.

Os dados protegidos seriam utilizados “com fins de publicidade” sem o consentimento expresso dos usuários, segundo o comunicado. Ainda de acordo com a AEPD, o Facebook não elimina os dados nem quando os usuários solicitam sua exclusão. Sem detalhar, a agência estipulou uma multa de 600 mil euros por violação “muito séria” das normas de proteção de dados do país e outra de 600 mil euros por duas “infrações sérias”. A empresa tem até dois meses para recorrer da multa.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.