Leia também:
X Cariocas ignoram restrição e lotam praias no Rio de Janeiro

Covid-19: Rússia anuncia 1° lote de vacina para setembro

Imunização, porém, segue em testes e deve passar por 3ª etapa de análise

Paulo Moura - 31/08/2020 14h01 | atualizado em 31/08/2020 14h03

Rússia divulgou novas informações sobre a vacina Foto: Reprodução

A Rússia anunciou nesta segunda-feira (31) que a entrega do primeiro lote da vacina produzida pelo país contra a Covid-19, chamada de Sputnik V, está prevista para setembro. A informação foi dada pelo ministro da Saúde do país, Mikhail Murashko. Na mesma ocasião, o chefe da pasta apontou que já foram recrutadas 2,5 mil pessoas para testes da imunização.

Os testes da 3ª fase da vacina têm previsão para iniciar nesta semana, segundo cronograma publicado on-line. Na etapa, é analisada a eficácia e a segurança da imunização, que são testadas em larga escala. A previsão dos russos é de que sejam analisados cerca de 40 mil voluntários nesta fase. Segundo Murashko, a produção da vacina caminha paralelamente aos testes.

– Quanto à vacinação contra o coronavírus, neste momento, simultaneamente, o aumento da produção e a observação pós-registro estão em andamento. Em primeiro lugar, claro, as vacinas serão fornecidas para profissionais de saúde e professores, e isso [vacinação] será absolutamente voluntária – declarou.

Além da Rússia, outros 5 países devem participar das análises, informou o RDIF (Fundo de Investimento Direto Russo), que coordena a produção da imunização. O fundo não informou, entretanto, quais países são esses e nem quantos voluntários cada um terá.

No dia 11 de agosto, a Rússia se tornou o primeiro país no mundo a aprovar uma vacina contra a doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), mas a aprovação foi criticada pela comunidade internacional, pois não foram publicados estudos que mostrassem a eficácia da vacina.

Leia também1 Alemanha tem protesto contra máscara e isolamento social
2 101ª Assembleia dos Batistas no Brasil é adiada para abril
3 Vacina da Moderna é bem tolerada por todas as idades
4 Rússia promete entregar estudos da vacina ao Brasil
5 Kevin Hart revela que teve coronavírus há alguns meses

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.