Leia também:
X Menina de 11 anos morre após usar pasta de dente clareadora

Brasil apresenta redução de 38% dos casos de malária

Índice foi divulgado pelo Ministério da Saúde

Ana Luiza Menezes - 25/04/2019 21h48 | atualizado em 26/04/2019 09h33

Doença é transmitida pela picada da fêmea infectada do mosquito gênero Anopheles Foto: Pixabay

Nesta quinta-feira (25), Dia Mundial da Malária, o Ministério da Saúde anunciou a redução do número de casos de malária no Brasil. Segundo a pasta, houve uma queda de 38%, em comparação com o ano passado.

De janeiro a março foram registrados 31.872 casos novos. No mesmo período, no ano passado, o número chegou a 51.076.

Apesar dos dados, é necessário continuar alertando a população quanto aos riscos, também ensinando sobre a prevenção da doença. Durante o IV Seminário Estadual Alusivo ao Dia Mundial de Luta Contra a Malária, que aconteceu nesta quinta-feira, em Manaus, Amazonas, aconteceu o lançamento da campanha Brasil Sem Malária.

O foco da campanha é a Região Amazônica, onde são registrados mais de 99% de ocorrências da doença. Estados como Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Tocantins e Maranhão estão incluídos na área que inspira cuidados.

A malária é causada pela picada da fêmea infectada do mosquito gênero Anopheles. Entre os sintomas estão febre alta, calafrios, tremores, sudorese ou dor de cabeça. Apesar de ter cura, o risco está no diagnóstico tardio.

Como parte da prevenção está o uso de mosquiteiros, inseticidas, roupas compridas para proteger braços e pernas, instalação de telas em janelas e portas e uso de repelentes. Áreas alagadas representam risco para proliferação do mosquito transmissor.

Para o restante deste ano, o desafio da Saúde é manter ações de vigilância. Por meio de uma parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a pasta visa intensificar ações de prevenção em vários municípios.

Leia também1 Menina de 11 anos morre após usar pasta de dente clareadora
2 OMS diz que crianças devem ver TV no máximo por 1 hora
3 Perigo! Jovem sofre infarto após estalar o pescoço

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.