Crise de tosse seca, tonturas e dor de cabeça? O problema pode ser falta de água

Tosse seca, irritativa, pode ser desencadeada pela garganta resseacada por desidratação

Pleno.News

Percebeu que idosos estão sempre desidratados? Vivemos em um país muito quente que favorece a desidratação e ainda estamos na pandemia pela COVID-19, que desidrata bastante. Não podemos nos descuidar.

Leia também

Olhar para a cor da urina é um bom começo. Ela deve ficar bem transparente. E se você for diabético ou usar diuréticos, esta dica não ajuda, porque você urina mesmo desidratado.

Vamos conhecer mais de hidratação. O centro da sede está no hipotálamo, ao lado do centro da fome. Por vários motivos, entre os quais a idade, passamos a não sentir sede adequadamente ou até a confundi-la com fome. Sendo assim, crie o hábito de beber água, mesmo sem ter sede. Se acabar de comer e ainda estiver com fome, beba 2 copos da água e espere. Provavelmente, a fome acabará porque, na verdade, era sede.

Se acabar de comer e ainda estiver com fome, beba 2 copos da água e espere

Viroses respiratórias, viroses gastrointestinais e outras infecções levam à maior perda de água no organismo. Esta desidratação gera mais mal-estar geral do que a própria virose.

Os sintomas mais comuns de falta de água são:
– Tosse seca, irritativa, em crises que podem até terminar em vômitos, pode ser desencadeada pela garganta ressecada por desidratação.
– Pele descamativa, envelhecida e ressecada.
– Tonturas, principalmente na mudança de posição, podendo levar a quedas e fraturas.
– Dor de cabeça.
– Cansaço. Isso é também relevante em pessoas que gostam de realizar atividades físicas. Pessoas bem condicionadas fisicamente costumam suar mais, e esse é o principal motivo de piora do rendimento no esporte.
– Coração acelerado, gerando desconforto. A aceleração dos batimentos é uma ferramenta que o corpo utiliza para compensar a falta de água e evitar queda de pressão arterial.
– Pedras nos rins, na maioria das vezes, ocasionada por falta de água crônica no corpo.
– Prisão de ventre e fezes muito ressacadas são outros mecanismos que o corpo utiliza para guardar água.

Ficar sempre bem hidratado é muito bom. A dica é: crie o hábito de olhar a cor da urina. Ela deve ser muita clara, quase transparente. Caso contrário, beba mais água imediatamente.

A cor da urina se correlaciona muito bem ao nível de hidratação. Esta correlação se perde quando usamos diuréticos, álcool ou em diabéticos descompensados.

Água é vida!

Aliás, Jesus é a fonte de Água Viva que nunca se esgota!

“Se alguém tem sede, venha a mim e beba. E rios de água viva correrão do coração de quem crer em mim.” (João 7:37-38)

Mais Lidas