Navalny convoca protestos após ser condenado à prisão

Autoridades tiveram que montar um forte esquema de segurança em Moscou

Pleno.News
Alexey Navalny Foto: EFE/EPA/MOSCOW CITY COURT PRESS SERVICE

O líder oposicionista Alexey Navalny – que foi condenado nesta terça-feira (2), em um tribunal de Moscou, na Rússia, a três anos e seis meses de prisão – convocou uma manifestação no arredores do Kremlin. A convocação fez com que as autoridades locais montassem um forte esquema de segurança.

– Vamos nos concentrar agora no centro de Moscou. Esperamos vocês na Praça do Manege. Venham – escreveu a equipe do ativista no canal que é mantido no aplicativo de mensagens Telegram.

Leia também

O ponto citado por Navalny está diante dos muros do Kremlin, próximo também à Duma, que é a Câmara dos Deputados do país, assim como da Praça Vermelha.

A imprensa russa veiculou que a Guarda Nacional mobilizou cerca de 400 agentes, enquanto a polícia bloqueou acessos à Praça Vermelha e também à prisão onde o líder oposicionista está encarcerado.

Além disso, como havia acontecido nos últimos dois protestos convocados por Navalny e aliados, as autoridades de Moscou decidiram fechar várias estações de metrô.

Segundo a organização independente OVD-Info, 370 pessoas acabaram sendo presas nas imediações do Tribunal Urbano de Moscou, onde o ativista foi condenado por violar condições de uma sentença de 2014.

*Com informações da Agência EFE

Mais Lidas