Leia também:
X Portugal proíbe voos do Brasil devido à variante do coronavírus

Kremlin diz que não há como “reiniciar” laços com EUA

Anúncio foi feito nesta quarta-feira

Pleno.News - 27/01/2021 15h41 | atualizado em 27/01/2021 16h30

Presidente da Rússia, Vladimir Putin Foto: EFE/EPA/ALEXEI DRUZHININ/SPUTNIK/KREMLIN / POOL

O Kremlin disse nesta quarta-feira (27) que não existem condições para reiniciar as relações entre a Rússia e os Estados Unidos, após a conversa entre os presidentes Vladimir Putin e Joe Biden.

– Por enquanto, não há condições para um recomeço – disse o porta-voz presidencial, Dmitry Peskov, em sua coletiva de imprensa diária.

Na terça (26), Putin comunicou ao presidente americano a necessidade de normalizar as relações entre a Rússia e os EUA não apenas no que tange ao interesse de ambos os países, mas também ao de toda a comunidade internacional, em benefício da segurança e da estabilidade no mundo.

No entanto, Peskov disse nesta quarta que entre Moscou e Washington existem “muitos obstáculos”.

Segundo Peskov, “foi suficiente que os presidentes tenham sublinhado a necessidade de prosseguir o diálogo, embora tenham destacado a existência de divergências bastante importantes” entre os dois governos. Ele deu essas declarações referindo-se ao conflito no leste da Ucrânia e à “agressão russa” mencionada na terça-feira por Biden.

Biden falou com Putin sobre algumas questões que o preocupam, tais como os relatórios sobre pirataria do SolarWinds, as recompensas da Rússia ao Talibã pelos soldados americanos abatidos no Afeganistão, a interferência nas eleições de 2020 nos EUA, o envenenamento do líder da oposição Alexei Navalny e o tratamento, por parte das forças de segurança russas, de manifestantes pacíficos.

Segundo Peskov, o presidente russo deu “as explicações relevantes” sobre o caso Navalny, em prisão preventiva após ter sido preso logo após retornar da Alemanha à Rússia, onde se recuperou do envenenamento sofrido em agosto de 2020, que, segundo o opositor, foi por ordem de Putin.

No último sábado, Peskov conseguiu levar às ruas de toda a Rússia mais de 110 mil pessoas, que pacificamente exigiram sua libertação e expressaram sua indignação com os casos de corrupção atribuídos pelo ativista a Putin, mas os protestos foram duramente reprimidos e resultaram na prisão de mais de 3,7 mil cidadãos.

De acordo com o Kremlin, os dois presidentes também discutiram em sua conversa, descrita como direta e franca pelo Kremlin, sobre a retirada dos Estados Unidos do Tratado Céus Abertos (pacto multilateral que busca transparência no controle de armas), o acordo nuclear com o Irã, a luta contra a pandemia do coronavírus e a cooperação comercial e econômica.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Juiz bloqueia ordem executiva de Biden que impedia deportações
2 Biden conversa com Putin sobre prorrogar acordo nuclear
3 Por escassez, NY suspende megacampanha de vacinação
4 Biden vai liberar financiamento público para ONGs pró-aborto
5 Biden quer imagem de escrava em cédulas de US$ 20

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.