Leia também:
X Por escassez, NY suspende megacampanha de vacinação

Biden conversa com Putin sobre prorrogar acordo nuclear

Também esteve em pauta temas como a situação de Alexei Navalny e a Ucrânia

Pleno.News - 26/01/2021 21h10 | atualizado em 27/01/2021 09h42

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos Foto: EFE/EPA/Doug Mills

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou por telefone nesta terça-feira com o mandatário da Rússia, Vladimir Putin, com o qual falou sobre temas como a prorrogação do acordo de desarmamento nucelar New Start [Novo Começo, em tradução livre], a situação do líder opositor Alexei Navalny e a Ucrânia.

Biden “ligou para o presidente Putin na tarde desta terça-feira (26), para falar sobre a nossa vontade de prolongar o New Start por cinco anos e para reafirmar o nosso forte apoio à soberania da Ucrânia em meio à contínua agressão da Rússia”, informou a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.

O mandatário americano pretende prorrogar por 5 anos o último tratado de desarmamento vigente entre ambas as potências nucleares, que expira no dia 5 de fevereiro. O Kremlin já disse que continua empenhado em prolongar o tratado por cinco anos e que está à espera de “propostas concretas” de Biden.

O acordo limita o número de armas nucleares estratégicas, com um máximo de 1.550 ogivas nucleares e 700 sistemas balísticos para cada uma das duas potências, em terra, no mar ou no ar.

Durante o telefonema desta terça-feira, Biden contou a Putin algumas de suas preocupações, incluindo “relatórios sobre a invasão à SolarWinds, recompensas russas [aos talibãs] pelos soldados americanos [mortos] no Afeganistão, interferência nas eleições de 2020, o envenenamento de Alexei Navalny e o tratamento dado pelas forças de segurança russas aos manifestantes pacíficos”, conforme explicou Psaki.

O presidente dos EUA pediu às agências de informação uma avaliação exaustiva da suposta interferência de Moscou nas eleições americanas de novembro, o uso de armas químicas contra a Navalny e recompensas russas aos talibãs por matarem soldados americanos no Afeganistão.

Biden também solicitou investigações sobre o ciberataque contra várias agências federais por meio de atualizações de um programa popular da empresa tecnológica americana SolarWinds, chamado Orion, que é utilizado para monitorizar redes de computadores.

Psaki destacou que a intenção de Biden durante a conversa com Putin foi deixar claro que o país agirá firmemente em defesa dos seus interesses nacionais em resposta às ações “malignas” da Rússia.

Biden também conversou por telefone com o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, sobre a Rússia. De acordo com um comunicado da Casa Branca, Biden transmitiu ao diplomata norueguês a intenção de “consultar e trabalhar com os aliados em uma série de preocupações de segurança comuns, incluindo o Afeganistão, o Iraque e a Rússia”.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Biden vai liberar financiamento público para ONGs pró-aborto
2 Biden quer imagem de escrava em cédulas de US$ 20
3 Biden derruba decreto de Trump que proibia militares trans
4 EUA: Joe Biden vai manter restrição a viagens do Brasil
5 Biden cancela oleoduto e "joga fora" 11 mil postos de trabalho

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.