Leia também:
X Homem passa por cirurgia após engolir fone enquanto dormia

Jornalista é detida na China por “divulgar segredos de Estado”

Australiana Cheng Lei trabalhava para a emissora pública chinesa CGTN

Thamirys Andrade - 08/02/2021 16h40 | atualizado em 09/02/2021 10h45

cheng lei jornalista presa pelo governo chines
Prisão ocorre em momento de tensão entre Pequim e Canberra Foto: Reprodução | Australia Global Alumni

Após meses de detenção na China, a jornalista australiana Cheng Lei foi formalmente presa sob a acusação de ter “divulgado segredos de Estado no exterior”. A âncora trabalhava para a emissora pública chinesa CGTN. As autoridades do país confirmaram sua prisão nesta segunda-feira (8).

A prisão de Cheng aconteceu em um momento de tensão entre as capitais chinesa e australiana, que vem sofrendo piora desde 2020, quando o governo de Canberra pediu uma investigação internacional sobre a origem da Covid-19, em Wuhan.

A chanceler australiana Marise Payne externou sua preocupação e disse que seus diplomatas visitaram a jornalista seis vezes desde sua prisão.

– O governo australiano comunicou, no máximo nível, sua profunda preocupação sobre a detenção da senhora Cheng, em particular no que diz respeito a seu bem-estar e suas condições de detenção. Contamos com o respeito aos princípios fundamentais de justiça, equidade jurídica e humanidade, de acordo com as regras internacionais – afirmou.

Já o porta-voz do ministério chinês Wang Wenbin disse, em coletiva de imprensa na segunda-feira, esperar que a Austrália “não interfira na maneira como a China está lidando com o caso”, de acordo com a agência de notícias Reuters.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.