Leia também:
X Avião com sobreviventes do furacão Irma chega ao Brasil

EUA vai deixar de emitir vistos para quatro países

Objetivo é forçar deportação de cidadãos que estão ilegalmente no país

Gabriela Doria - 13/09/2017 19h33

Seguindo a tendência de maior rigidez na emissão de vistos, os EUA vão deixar de emitir o documento para cidadãos de quatro países: Serra Leoa, Camboja, Eritreia e Guiné. O objetivo é forçar o governo destes países a aceitar a deportação de imigrantes ilegais nativos. De acordo com a agência de notícias Reuters, a restrição foi determinada em um telegrama divulgado pelo Departamento de Estado.

Segundo o documento, Rex Tillerson, secretário de Estado norte-americano, alegou que os quatro países estavam “negando ou adiando sem razão” o retorno dos imigrantes ilegais. Tillerson afirma ainda que as restrições serão suspensas para os países que receberem de volta seus cidadãos. O Departamento de Estado se negou a comentar o telegrama, que é apenas de circulação interna.

As restrições variam de rigidez para cada país. A Eritreia tem as sanções mais rigorosas. Lá, praticamente todas as pessoas que solicitarem visto para negócios ou turismo nos EUA terá seu pedido negado. Já na Guiné, uma gama de vistos para turismo, negócios e até estudantil serão rejeitados, mesmo para membros do governo e familiares próximos. No Camboja, funcionários do Ministério de Relações exteriores que estejam acima do diretor-geral, incluindo o próprio diretor, terão os vistos para viagens pessoais negados. Familiares dos funcionários também serão rejeitados. Em Serra Leoa, somente os vistos de funcionários do Ministério das Relações Exteriores e da imigração serão negados na embaixada de Freetown.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.