Leia também:
X Brasileiros serão resgatados de ilhas devastadas do Caribe

Cerimônia relembra 16 anos do atentado às Torres Gêmeas

Museu 11 de Setembro fez homenagem pública às vítimas da tragédia

Camille Dornelles - 11/09/2017 09h35 | atualizado em 11/09/2017 14h36

Atentado às Torres Gêmeas completa 16 anos Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (11), completam-se 16 anos do maior atentado terrorista da história, às Torres Gêmeas. O Memorial & Museu Nacional do 11 de Setembro, em Nova York, fez uma cerimônia especial em homenagem às 2983 vítimas da tragédia.

A solenidade começou às 8h46 do horário local (9h46 em Brasília), momento em que o primeiro avião atingiu a Torre Norte. O evento aconteceu na praça do memorial, local onde ficavam os prédios, e foi transmitido ao vivo pelo site da instituição.

O programa também homenageou as vítimas do bombardeio do World Trade Center em 1993, quando um carro-bomba da organização islâmica Al-Quaeda explodiu no estacionamento da Torre Norte e fez seis vítimas.

Donald Trump não participou da cerimônia no Memorial, mas também fez um minuto de silêncio com a primeira-dama, Melania Trump, nos jardins da Casa Branca. Em seguida, o presidente se dirigiu ao Pentágono.

Durante a cerimônia, as famílias tiveram acesso exclusivo ao museu. As exposições ficam fechadas ao público até terça-feira. Nas redes sociais, o público espalha a hashtag #HONOR911 como forma de participar das homenagens.

Relembre
O atentado às Torres Gêmeas, em Nova York, aconteceu no dia 11 de setembro de 2001, quando dois aviões sequestrados atingiram os dois prédios do complexo World Trade Center. Os ataques foram reivindicados pela Al-Qaeda.

Outro avião sequestrado colidiu com o Pentágono, mas não houve grandes estragos. Um quarto avião, o voo United 93, teria a Casa Branca como alvo, mas os passageiros se rebelaram e conseguiram tomar a aeronave dos terroristas.

* Atualizada às 13h03

LEIA TAMBÉM
+ Vítima do 11 de Setembro é identificada após 16 anos

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.