CNBB discute presença de bispos durante atos políticos

Avaliações vêm após polêmicas envolvendo comício de Lula em missa

Pleno.News
Assembleia Geral do CNBB discute relação de católicos com atos políticos Foto: CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB) começou sua 56ª Assembleia Geral nesta semana. Cerca de 400 oficiais católicos se reúnem para discutir a formação de presbíteros pelo país.

No entanto, outros assuntos surgiram na pauta dos bispos. A relação da Igreja com o ano eleitoral, por exemplo, está em discussão pelos oficiais. A preocupação da CNBB vem após a polêmica envolvendo o último discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia também

Durante uma missa em homenagem à sua falecida esposa, o político condenado fez um comício contra sua prisão. Dom Angélico Sândalo Bernardino, presente na ocasião, buscou não se manifestar sobre o assunto desde então.

Porém, segundo o jornal Estadão, ele declarou que voltaria a realizar a missa se fosse convidado novamente, porque é amigo do ex-presidente. Além do caso envolvendo o bispo, algumas pastorais sociais da Igreja – como o Conselho Indigenista Missionário, Comissão Pastoral da Terra e grupos de franciscanos – emitiram notas se manifestando sobre a prisão do ex-presidente.

A 56ª Assembleia Geral da CNBB acontece entre os dias 11 e 20 de abril no Santuário Nacional em Aparecida do Norte, interior de São Paulo.

Mais Lidas