Leia também:
X Câmara realiza sessão em homenagem ao Ano da Bíblia

CNBB denuncia situação da Venezuela: ‘realidade cruel’

Em carta aberta, a Conferência relatou situação presenciada durante trabalho missionário

Camille Dornelles - 06/03/2018 14h45 | atualizado em 06/03/2018 14h57

CNBB denuncia situação de venezuelanos Foto: CNBB

A Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma carta aberta sobre a situação do povo venezuelano no último domingo (4). Nela, a Comissão Episcopal Pastoral Especial para o
Enfrentamento ao Tráfico Humano (CEPEETH) denuncia o que chamou de “realidade cruel e desumana”.

A carta foi escrita após a missão Fronteiras Brasil/Venezuela, realizada entre 1º e 4 de março. O presidente da Comissão escreveu sobre o quê o grupo de missionários presenciou nas cidades fronteiriças visitadas.

– Essas atividades nos colocaram em contato com uma realidade cruel e desumana que grita por respostas rápidas, eficazes e articuladas das igrejas, do Estado e da sociedade em geral – assinala a carta aberta.

A CNBB relata que presenciou a luta de imigrantes e refugiados para conseguir documentação, alimento e trabalho, além de “crianças famintas, juventude sem perspectiva de futuro e mulheres vítimas da exploração sexual”.

A Conferência afirmou que é muito importante pensar nessa população. A carta se dedicou a apontar a eficácia das iniciativas já presentes.

– Vimos e ouvimos com alegria e esperança muitas ações fraternas e solidárias de pessoas, famílias, grupos, igrejas e instituições da sociedade civil; apoio de instituições internacionais e uma grande abertura e dedicação da Igreja local assumindo de forma prioritária o serviço aos imigrantes e refugiados.

Leia também1 Sarampo na Venezuela faz Roraima antecipar vacinação
2 Pastor da Venezuela oficializa candidatura à Presidência
3 CNBB desmente orientação de voto contra Jair Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.