Para Temer, Moraes no TSE trará “tranquilidade” às eleições

Ministro assumirá presidência da Corte no mês de agosto

Pleno.News
Ex-presidente Michel Temer e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal Foto: PR/Valdenio Vieira

Responsável por indicar o ministro Alexandre de Moraes ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou ter convicção de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será bem conduzido pelo magistrado. O emedebista afirma não possuir “nenhuma preocupação” em relação ao tema. Moraes se prepara para assumir o cargo de presidente da Corte eleitoral no mês de agosto, em meio a tensões com o Poder Executivo.

Na avaliação de Temer, o ministro aplicará o “sistema normativo rigorosamente” nas eleições.

Leia também

– O Alexandre é um jurista, né? Ele vai aplicar rigorosamente o sistema normativo, como tem feito ao longo do tempo. Eu não tenho nenhuma preocupação com isso e acho que nenhum brasileiro deve se preocupar – disse o ex-chefe do Executivo em entrevista coletiva na última sexta-feira (27), durante a Fecomércio em São Paulo.

Para o ex-presidente, a presidência de Moraes na Corte trará “tranquilidade” às eleições.

– Eu tenho absoluta convicção que o ministro Alexandre não sairá um milímetro do sistema normativo. Então nós teremos tranquilidade. Aliás, a presença dele lá [no TSE] pode revelar uma tranquilidade para as eleições, para mantê-las limpas, corretas e adequadas – opinou.

Temer também foi questionado sobre as chances de Simone Tebet (MDB) vencer as eleições presidenciais deste ano. A presidenciável tem 2% de intenções de voto, segundo pesquisa BTG/FSB, divulgada nesta segunda-feira (30).

– Eles estão dialogando o município, e política se faz dialogando. Aliás, o diálogo é fundamental para todos, mesmo quando você é governo, você tem que dialogar com os Poderes. A Constituição determina, por exemplo, a harmonia entre eles. E como é que você consegue isso? Através do diálogo – assinalou.

Mais Lidas