MPF denuncia ex-deputado do PT na operação Lava Jato

Cândido Vaccarezza é acusado dos crimes de corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Pleno.News
O ex-deputado federal Candido Vacarezza Foto: Fotos Públicas/Laycer Tomaz

Nesta quarta-feira (15), o Ministério Público Federal (MPF) apresentou denúncia contra o ex-deputado federal Cândido Vaccarezza e outras nove pessoas. Eles são acusados dos crimes de corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. O processo é relativo à operação Lava Jato.

O grupo é acusado de envolvimento em um esquema de corrupção no fornecimento de asfalto à Petrobras. A investigação foi iniciada após o acordo de delação premiada do ex-diretor da empresa Paulo Roberto Costa. De acordo com o MPF, o pagamento de propina era realizado por meio de transferências bancárias no exterior.

Leia também

A denúncia aponta que Vaccarezza, ocupando o posto de líder do Partido dos Trabalhadores (PT) entre 2010 e 2013, teria influenciado na contratação da empresa estrangeira responsável por fornecer o asfalto. Foram cinco operações que custaram cerca de US$ 74 milhões à Petrobras.

Além de Cândido Vaccarezza, atualmente no Avante, foram beneficiados ainda o ex-diretor Paulo Roberto Costa, dois gerentes da Petrobras e ainda lobistas e operadores financeiros.

Mais Lidas