Leia também:
X CPMI do 8/1 vai acionar STF após Dino negar acesso às imagens

Ex-diretor da Abin pediu depoimento em sessão sigilosa na CPMI

Saulo Moura da Cunha está sendo ouvido nesta terça-feira

Pleno.News - 01/08/2023 11h43 | atualizado em 01/08/2023 12h58

Ex-diretor da Abin, Saulo Moura da Cunha Foto: Reprodução/Print de vídeo YouTube Câmara dos Deputados

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) ouve, nesta terça-feira (1º), o ex-diretor adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Saulo Moura da Cunha. Ele havia pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF), na segunda-feira (31), que seu depoimento ocorresse em uma sessão secreta no Congresso.

A defesa de Cunha queria que o Supremo garantisse o direito de guardar sigilo em determinados assuntos “a respeito dos quais não possa se manifestar em razão do exercício profissional e/ou funcional” para evitar sanções decorrentes da sua função, segundo informações da CNN Brasil.

Segundo informações da Agência Câmara de Notícias, Cunha ocupava o cargo de diretor da agência no dia 8 de janeiro, quando ocorreu a depredação de prédios públicos na Praça dos Três Poderes. Ele deixou o cargo no início de março.

Foram apresentados cinco requerimentos para a convocação de Saulo da Cunha. Um deles é do deputado Delegado Ramagem (PL-RJ). Ele lembrou que, conforme amplamente noticiado pela imprensa, a Abin emitiu vários alertas sobre o risco de ações ilícitas contra autoridades e o patrimônio público.

Após a invasão, o deputado Marco Feliciano (PL-SP) disse que o governo se recusou a dar acesso às imagens do circuito interno de segurança do Palácio do Planalto. Apesar disso, a emissora CNN divulgou vídeos em que servidores do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República foram flagrados transitando e interagindo de forma amigável com invasores no momento da ocupação. Diante disso, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e o senador Magno Malta (PL-ES) acreditam que a presença de Cunha na CPMI vai colaborar com a transparência nas apurações.

*Com informação da Agência Câmara de Notícias

Leia também1 Com artrose no quadril, Lula vai descansar em praia paradisíaca
2 Jair Bolsonaro sobre Flávio Dino: “Cupincha do descondenado”
3 Processado por chamar Jean Wyllys de "bixona" é absolvido
4 Quem decidirá candidato em 2026 é Bolsonaro, diz Valdemar
5 Malta ironiza Dino: “Vai pedir permissão para entrar na Maré?

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.