Leia também:
X Maquiadora Juliana Rocha sofreu parada cardíaca após pneumonia

De forma inédita, Senado rejeita indicado de Lula para a DPU

Igor Roque recebeu 38 votos contra e 35 a favor

Paulo Moura - 26/10/2023 09h43 | atualizado em 26/10/2023 17h26

Igor Roque, indicado para a DPU Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O Plenário do Senado rejeitou, nesta quarta-feira (25), a indicação do advogado Igor Roque para assumir o cargo de defensor público-geral da Defensoria Pública da União (DPU). O fato é inédito, já que um indicado ao cargo nunca havia sido recusado pelo senadores. Roque recebeu 38 votos contra, 35 a favor e uma abstenção. Ele precisava de ao menos 41 votos a favor.

Roque foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por meio da lista tríplice da DPU. Mas, segundo o site Metrópoles, a indicação dele também foi trabalhada nos bastidores, por meio de encontros com ministros e figuras de dentro do Executivo.

De acordo com o veículo, a indicação do defensor preocupou lideranças conservadoras no Senado, já que Roque se define como “progressista”. Para se tornar um nome viável, ele havia combinado com as frentes evangélicas do Congresso Nacional de se pautar pela lei ao tratar de temas como aborto e descriminalização de drogas.

Porém, o que teria contribuído para a derrocada de Roque seria a mudança de postura dele após a indicação. O indicado teria passado a tratar os colegas com indiferença e sequer agradeceu o trabalho dos aliados. Outra questão seria o trabalho dele como defensor público-geral antes mesmo de assumir o cargo, indicando secretários e fazendo viagens em nome da DPU.

Com a reprovação de Igor Roque, os defensores públicos agora estão incertos sobre como seguirá a condução do novo nome. Na lista tríplice também estavam presentes os defensores Daniel Macedo e Leonardo Magalhães. Não está claro se será composta uma nova lista tríplice ou se Lula escolherá alguém entre os dois nomes restantes.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Pleno.News (@plenonews)

Leia também1 Maquiadora Juliana Rocha sofreu parada cardíaca após pneumonia
2 Exército israelense eleva para 224 o número de reféns do Hamas
3 Israel faz operação terrestre com tanques na Faixa de Gaza
4 Ataque a tiros deixa ao menos 16 mortos e vários feridos nos EUA
5 Policial é baleado na cabeça em fazenda; caso está sendo apurado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.