Leia também:
X Diário Oficial formaliza Carlos Vieira na presidência da Caixa

Jornalista da GloboNews se desculpa com ministro de Lula após defender Israel

Após ser criticado, Jorge Pontual disse ter sido "infeliz"

Monique Mello - 05/11/2023 19h19 | atualizado em 08/11/2023 21h28

Jorge Pontual Foto: Reprodução/GloboNews

O jornalista Jorge Pontual, da GloboNews, pediu desculpas por se posicionar a favor do direito de Israel se defender do grupo terrorista Hamas. Por meio dos stories do Instagram, o comentarista se dirigiu diretamente ao ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, que o criticou por suas falas.

Na edição do jornalístico Em Pauta desta sexta-feira (3), estava sendo repercutido o ataque a uma ambulância em Gaza, que deixou 15 pessoas mortas. Israel assumiu a autoria, dizendo que tinha como alvo o veículo porque ele estava sendo usado por terroristas do Hamas.

– Israel havia avisado que, se tivesse gente do Hamas na ambulância, a atacaria. Não deu outra – disse Jorge Pontual que também chegou a criticar como a imprensa se apressa em apontar Israel como algoz.

– Houve aquela gritaria internacional: Israel ataca hospital; Israel ataca ambulâncias; Israel cometeu mais um crime de guerra (…) Mas atacar terroristas do Hamas é um direito que Israel tem. Se eles estavam na ambulância, infelizmente era isso que Israel tinha de fazer: alvejar seus inimigos – apontou.

O ministro Paulo Pimenta se revoltou com as falas do jornalista:

– É inaceitável. É vergonhoso. É assustador. Comentarista da GloboNews, Jorge Pontual vem se notabilizando por uma postura manipuladora e covarde sobre a guerra no Oriente Médio. Uma coisa é condenar os atos terroristas, a morte e os sequestros de civis israelenses, outra é justificar as barbáries, o genocídio e a morte indiscriminada de milhares de crianças e inocentes palestinos – escreveu Pimenta em publicação no X, antigo Twitter.

Pontual, por sua vez, tratou de se desculpar, dizendo que “não foi feliz” em suas declarações.

– Minha intenção foi a de dar a versão de Israel. Admito que não fui feliz, pois a muitos pareceu um endosso. Isso seria impossível, ninguém tem informações seguras sobre o que lá se passa – afirmou.

– De certo, apenas um fato: os palestinos de Gaza vivem uma tragédia, com muitas perdas civis, que lamento profundamente. Peço desculpas por não ter deixado isso claro – concluiu.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Pleno.News (@plenonews)

Leia também1 Padre Julio Lancellotti ataca Israel: "Governo assassino"
2 Vídeo mostra soldado israelense encontrando mortos em festa
3 PT acusa Israel de "discriminar" o Brasil por demora em liberação
4 Brasileiros ficam de fora da 4ª lista para sair da Faixa de Gaza
5 EUA alertam o Hezbollah para a "mais sangrenta" das guerras

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.