Famílias brasileiras recebem refugiados na noite de Natal

ONG promove o encontro entre imigrantes e brasileiros para passarem juntos o feriado

Gabriela Doria

Que tal celebrar o Natal com uma pessoa que você nunca viu na vida? A ideia pode parecer estranha, mas é exatamente isso que o projeto Meu Amigo Refugiado propõe. A ação social foi criada pela ONG Migraflix, em parceria com a ONU, e promove o encontro entre famílias brasileiras e imigrantes refugiados que estão no Brasil. A ideia é que uma família convide um refugiado para passar a noite de Natal em sua casa e assim proporcione a integração do imigrante.

– O projeto é inovador e tem como objetivo integrar a população de refugiados. O melhor jeito de fazer isso é trabalhando com as famílias, para que os pais e as crianças se conheçam. E a gente acredita que a melhor época do ano para que isso aconteça é o Natal, quando as pessoas estão com o coração mais aberto – declarou o argentino Jonathan Berezovsky, fundador da Migraflix.

Leia também

Jonathan revela que o objetivo é fazer com que esses laços criados no Natal se tornem fortes e que não seja apenas um encontro pontual.

– A gente quer formar vínculos fortes entre os refugiados e os brasileiros. Para que eles possam criar uma rede de contatos locais, que vão ajudá-los a recomeçar sua vida no Brasil – acrescentou Jonathan.

Este é o segundo ano do projeto, que ganhou a simpatia de pessoas preocupadas com a crise mundial de refugiados, como a apresentadora Glória Maria, que vai receber em sua casa uma mãe síria e sua filha e uma outra mãe da Gâmbia e também sua filha. Outra pessoa preocupada com a causa é o Ricardo Silvestre, que irá receber em sua casa Salsabil Matouk e sua família. Salsabil é uma refugiada Síria, que veio ao Brasil para fugir da guerra civil que devasta seu país.

– O principal motivo para o acolhimento na noite de Natal é a possibilidade de interação com a minha família, que é completamente diversa e brasileira! Estou super ansioso, especialmente com a reação da minha família – declarou o rapaz de 21 anos, que é publicitário e mora com a família em Guarulhos (SP).

Ricardo também contou que a família recebeu bem a ideia de acolher um refugiado nessa data festiva.

– Eles adoraram a oportunidade de receber alguém nessa circunstância. Ainda mais nesse dia especial para a família, que é o Natal – afirmou. – A ideia é fazer com que se sintam acolhidos. Fazer com que se sintam importantes e parte da minha família – acrescentou Ricardo.

Salsabil Matouk, de 31 anos, seu esposo e a filha de 3 anos vieram da Síria e agora moram em São Paulo. Desde que chegaram, o casal já teve dois filhos nascidos no Brasil. Salsabil é formada em Farmácia, mas seu diploma não é válido no Brasil. Sem opções, ela decidiu empreender com um de seus talentos: cozinhar. Salsabil admite que está animada com a oportunidade de conhecer de perto uma família brasileira.

– É muito bom para fazer novos amigos e conhecer outras famílias. É muito legal saber mais sobre a cultura do Brasil, porque agora nós moramos aqui. Como vocês sabem, não tem Natal na nossa religião, é uma coisa nova para mim – declarou.

Conforme as regras do projeto, Salsabil deverá levar um prato típico do seu país para a ceia com Ricardo. ela pretende levar a Musacka’a, um prato com Berinjela de sua região. Ela também conta que está ansiosa.

– Eu espero que a família brasileira goste de nós e que também goste da minha comida. Eu espero um dia maravilhoso e diferente da nossa vida normal – afirmou a cozinheira. – Essa é uma mensagem para refugiados, de que eles não estão sozinhos no Brasil. Mostra que tem família que abre a porta para nós para nos dar abraço e um grande sorriso – completou Salsabil.

Mais Lidas