Ficha Limpa: Fux quer que STF decida sobre aplicação da lei

Ministro quer evitar que condenados em segunda instância possam obter registros provisórios

Pleno.News

 

Ministro Luiz Fux quer rerolver situação da Ficha Limpa no STF Foto: SCO/ STF/Nelson Jr.

Segundo a Lei da Ficha Limpa, pessoas que forem condenadas em segunda instância se tornam inelegíveis e não podem disputar as eleições. No entanto, a legislação não deixa claro em qual momento eles não podem registrar suas candidaturas na Justiça Eleitoral. O ministro Luiz Fux, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), defende que o Supremo Tribunal Federal (STF) unifique a tese de que nem mesmo candidaturas provisórias possam ser registradas. As informações foram dadas pelo jornal O Globo.

Leia também

Para Fux, a necessidade da discussão visa evitar que outras instâncias eleitorais concedam o registro “sub judice”, de modo que eles possam entrar em campanha e, caso sejam absolvidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), consigam o registro definitivo. O termo é aplicado para candidatos que tiverem seu registro negado, mas recorreram. À publicação, o ministro disse que a decisão deveria ocorrer antes das eleições.

– O Supremo tinha que decidir isso antes das eleições, quem pode concorrer ou não, porque evita o registro de quem está impedido. É preciso dar interpretação conforme ao artigo, porque não é razoável, com base nesse subterfúgio, que um candidato inelegível se coloque como se fosse sub judice – explicou.

A medida visa evitar casos como o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso após ser condenado a 12 anos de prisão em segunda instância. O PT ainda considera Lula como pré-candidato do partido e deve tenta registrar sua candidatura baseado em uma liminar.

Mais Lidas