Leia também:
X Governo quer aumentar multa de petroleiros por greve

Veja os pré-candidatos à Presidência da República

Confira o perfil de cada um dos confirmados. Eleições acontecem em outubro

Henrique Gimenes - 30/05/2018 18h25 | atualizado em 26/07/2018 11h47

Até o momento são 19 os pré-candidatos confirmados para as eleições que acontecem em outubro. Para ajudá-lo a conhecê-los um pouco melhor, o Pleno.News preparou um resumo sobre cada um deles.

Aldo Rebelo (Solidariedade)
Rebelo ocupou o posto de presidente da Câmara dos Deputados de 2005 a 2007. Como ministro, ele ocupou as pastas de Relações Institucionais de 2004 a 2005, dos Esportes de 2011 a 2015, da Ciência e Tecnologia em 2015 e da Defesa de 2015 a 2016. Fez parte do PCdoB de 1977 até 2017, quando filiou-se ao PSB. Em 2018 ele trocou de sigla novamente e foi para o Solidariedade, onde pretende disputar a Presidência.

Alvaro Dias (Podemos)
Em seu quarto mandato como senador, Alvaro Dias também já ocupou o cargo de governador do Paraná. Ele começou sua carreira política no PMDB e teve passagens pelo PST e PP. No entanto, foi no PSDB onde passou mais tempo. Sua candidatura será pelo Podemos (PODE), antigo PTN. Católico, Alvaro Dias possui atuação discreta na questão religiosa.

Ciro Gomes (PDT)
Conhecido por sua língua afiada, Ciro Gomes já ocupou os cargos de ministro da Fazenda, durante o governo Itamar Franco, e ministro da Integração Nacional no primeiro governo do ex-presidente Lula. Atualmente está filiado ao PDT, mas já passou por siglas como o PDS, PMDB, PSDB, PPS, PSB e PROS. Apesar de não pertencer a nenhuma religião, Ciro Gomes já deu declarações de compreender a importância da Igreja no Brasil.

Cristovam Buarque (PPS)
Cristovam Buarque possui uma bagagem de cargos importantes. Já foi ex-governador do Distrito Federal, ex-ministro da Educação durante o primeiro governo do ex-presidente Lula e atualmente ocupa o cargo de senador. Em 2017, foi criticado por algumas de suas posições liberais relacionadas à arte, mas afirmou ter relações muito respeitosas com a comunidade evangélica.

Eymael (PSDC)
Disputando a Presidência da República pela quinta vez, José Maria Eymael foi eleito duas vezes para o cargo de deputado federal. É o presidente nacional de seu partido, o PSDC, mas também já esteve no PDC. Possui fortes laços com a comunidade cristã, como mostra seu famoso jingle: “Ey, Ey, Eymael, um democrata cristão”.

Geraldo Alckmin (PSDB)
Alckmin, governador de São Paulo, ganhou as prévias do PSDB e segue como principal nome dos tucanos. Tentou disputar a Presidência uma vez, em 2006, mas perdeu. Começou no PMDB, mas acabou se transferindo para o PSDB, onde segue até hoje. Católico, Alckmin possui ainda o apoio da ala cristã de sua sigla.

Guilherme Afif Domingos (PSD)
Guilherme Afif Domingos é um administrador de empresas, empresário e político brasileiro de origem libanesa. Ele defende uma aliança entre os partidos de centro e um plebiscito para a reforma política. Seu último cargo político foi como ministro-chefe da Secretaria de Micro e Pequena Empresa do Brasil durante o governo Dilma.

Guilherme Boulos (PSOL)
O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) lançou sua candidatura em março. Ele é o pré-candidato mais jovem do país, com 36 anos. Foi preso em janeiro de 2017 por desobediência judicial.

Henrique Meirelles (MDB)
Ex-ministro da Fazenda durante o governo do presidente Michel Temer, Henrique Meirelles também ocupou o cargo de ex-presidente do Banco Central por 8 anos no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Começou sua carreira no PSDB, e passou ainda pelo PSD. Filiou-se ao MDB para concorrer ao cargo.

Jair Bolsonaro (PSL)
Jair Bolsonaro cumpre seu sétimo mandato como deputado federal. É o segundo pré-candidato em intenções de votos nas pesquisas do pleito deste ano. Ele aparece em primeiro lugar em um cenário eleitoral sem Lula. Militar da reserva, é conhecido por suas declarações polêmicas. Católico, Jair Bolsonaro possui opiniões conservadoras e apoio de grande parcela dos cristãos.

Jair Bolsonaro (PSC) aparece em segundo nas intenções de voto Foto: Agência Brasil/ Fabio Rodrigues Pozzebom

João Amoêdo (Novo)
Mesmo sem ter exercido nenhum cargo político, o empresário João Amôedo pretende concorrer ao cargo de presidente pelo partido Novo. Foi um dos fundadores de sua sigla, que diz ser contra o fundo partidário e defende liberdades individuais. Amôedo possui atuação bem discreta no âmbito religioso.

João Vicente Goulart (PPL)
Filho do ex-presidente João Goulart, deposto em 1964. Foi um dos fundadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT), junto com Leonel Brizola. Agora, porém, é pré-candidato do Partido Pátria Livre (PPL). Ele foi deputado estadual pelo Rio Grande do Sul de 1982 a 1986 e disputará a Presidência da República pela primeira vez.

Levy Fidelix (PRTB)
Outro pré-candidato que nunca foi eleito para nenhum cargo político, Levy Fidelix irá disputar sua terceira eleição para a Presidência. É fundador de seu partido, o PRTB. De postura conservadora, Fidelix foi muito criticado por sua declaração contra os homossexuais durantes um debate nas eleições de 2014.

Manuela D’Ávila (PCdoB)
Manuela D’Ávila apareceu para a vida pública após ser vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Depois foi eleita vereadora em Porto Alegre, deputada federal e agora ocupa o cargo de deputada estadual no Rio Grande do Sul. Também já concorreu à Prefeitura de Porto Alegre. Apesar de não ter nenhuma religião, Manuela D’Ávila já disse que sua origem familiar é cristã.

Marina Silva (Rede)
Disputa sua terceira eleição para o cargo de Presidente. Já ocupou os cargos de deputada estadual e senadora pelo Acre. Também foi ministra do Meio Ambiente durante o governo do ex-presidente Lula. Evangélica, Marina costuma conciliar suas posições conservadoras com atitudes vistas como liberais.

Paulo Rabello de Castro (PSC)
Vindo com um sólida base econômica, Paulo Rabello de Castro ocupou o cargo de presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) entre junho de 2017 e abril deste ano. Antes disso, foi presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nomeado pelo presidente Michel Temer. Esteve no partido Novo, mas deixou a legenda e se filiou ao PSC para concorrer à Presidência.

Rodrigo Maia (DEM)
O presidente da Câmara dos Deputados anunciou sua pré-candidatura às Eleições 2018 no dia 5 de março durante entrevista à Rádio Bandeirantes. Ele começou a vida política como Secretário de Governo da Prefeitura do Rio de Janeiro e está em seu quinto mandato como deputado federal.

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que é pré-candidato à Presidência da República Foto: Agencia Brasil/Marcelo Camargo

Valéria Monteiro (PMN)
Outra pré-candidata que não passou por cargo político, Valéria Monteiro foi apresentadora de telejornais nos anos 1990. Filiada ao PMN desde o começo deste ano, tem a intenção de propor debates com sua candidatura. No entanto, seu partido não está apoiando sua decisão.

Vera Lúcia (PSTU)
Ex-operária, a ativista Vera Lúcia é a candidata do PSTU para disputar a Presidência. Já foi militante do PT, mas acabou sendo expulsa do Partido em 1992. Pela atual legenda, disputou a Prefeitura de Sergipe em 2016.

Leia também1 O que Jair Bolsonaro acha sobre religião, aborto e gays
2 O que Marina Silva acha sobre religião, aborto e gays
3 O que Henrique Meirelles acha sobre religião, aborto e gays

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.