Leia também:
X Magno Malta elogia relator da Lava Jato após decisão de Lula

Desembargador volta a determinar que Lula seja solto

Rogério Favreto disse que não desafiou decisões do colegiado e que recurso irá para o relator da Lava Jato após o plantão

Henrique Gimenes - 08/07/2018 17h11 | atualizado em 08/07/2018 17h18

Desembargador volta a determinar que Lula seja solto Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas

Após decisão do relator da Lava Jato no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), João Gebran Neto, de não conceder liberdade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o desembargador Rogério Favreto, plantonista da Corte e autor da decisão inicial de soltar Lula, determinou que o ex-presidente seja solto em uma hora. Foi o terceiro despacho dele neste domingo (8).

Em sua resolução, Favreto disse que sua decisão não desafia as anteriores do colegiado do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ou de qualquer outra instância superior e nem a “decisão do magistrado da 13ª Vara Federal de Curitiba”.

O desembargador ainda disse que não é subordinado aos outros desembargadores do TRF-4, mas apenas às instâncias superiores, desde que “respeitada a convivência harmoniosa das divergências de compreensão e fundamentação das decisões”.

Ele ainda disse que, após serem “esgotadas as responsabilidades de plantão”, o recurso será enviado de maneira automática ao relator da 8ª Turma, João Gebran Neto. O despacho saiu por volta de 16h15.

“Reitero o conteúdo das decisões anteriores determinando o imediato cumprimento da medida de soltura no prazo máximo de uma hora, face já estar em posse da autoridade policial desdes as 10h, bem como em contado com o delegado plantonista foi esclarecida a competência e vigência da decisão em curso. Assim, eventuais descumprimentos importarão em desobediência de ordem judicial, nos termos legais”, escreveu Rogério Favreto.

 

Leia também1 Relator da Lava Jato decide que Lula deve continuar preso
2 Moro diz que desembargador não pode soltar Lula
3 Conheça o desembargador que mandou soltar Lula

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.