Leia também:
X RJ: Policial civil reage a assalto e atira em bandido

SP: FAB envia investigadores para apurar queda de helicóptero

Aeronave caiu na região de Paraibuna, no interior do estado

Henrique Gimenes - 12/01/2024 21h01 | atualizado em 15/01/2024 18h37

Helicóptero foi encontrado nesta sexta-feira Foto: Divulgação/PMESP

Nesta sexta-feira (12), a Força Aérea Brasileira (FAB) informou em nota que irá enviar uma equipe de investigadores para apurar a queda de um helicóptero na região de Paraibuna, no interior de São Paulo. A aeronave e os tripulantes ficaram desaparecidos por 12 dias, mas foram encontrados nesta sexta. Não houve sobreviventes.

Os investigadores atuam no 4º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 4). Em nota, a FAB afirmou que pretende concluir as investigações o mais rápido possível.

O helicóptero, de prefixo PR-HDB, modelo Robinson 44, decolou às 13h15 do dia 31 de dezembro do Aeroporto Campo de Marte, na Zona Oeste da capital, mas não chegou a Ilhabela. Cerca de nove horas depois foi gerado um alerta sobre o possível desaparecimento do helicóptero ao Comando de Aviação e ao Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

De acordo com informações confirmadas pela Polícia Militar, estavam a bordo Luciana Rodzewics, de 46 anos, e sua filha Letícia Rodzewics Sakumoto, de 20. O helicóptero levava também o piloto, identificado como Cassiano Teodoro, e um amigo da família Rodzewics, Rafael Torres.

Leia a íntegra da nota:
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que o helicóptero, de matrícula PR-HDB, desaparecido no litoral de São Paulo (SP), foi encontrado, nesta sexta-feira (12/01). As buscas, integradas pela FAB desde a segunda-feira (01/01), envolveram as aeronaves SC-105 Amazonas e H-60 Black Hawk, com um esforço de mais de 135 horas de voo.

Empregado pelo Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, de Santa Maria (RS), o helicóptero H-60 Black Hawk se deslocou para averiguação e confirmação do local da ocorrência, com nove tripulantes a bordo, assim como a aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano, de Campo Grande (MS), com 15 tripulantes especializados.

Investigação da ocorrência aeronáutica

Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), localizado em São Paulo (SP), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados, nesta sexta-feira (12/01), para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-HDB, na região de Paraibuna (SP).

Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado, que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.

A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.

Leia também1 RJ: Policial civil reage a assalto e atira em bandido
2 SP: Polícia prende grupo que vendia falsos cargos na Alesp
3 PL vai processar militante do PT que ameaçou Michelle Bolsonaro
4 Lafer: Governo Lula apoia ação que "reforça antissemitismo"
5 Saída de Cappelli da pasta da Justiça desagrada PSB, diz site

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.