Leia também:
X Vendedora cobra dívida e tem orelha arrancada com mordida

Pastor é condenado por pregar contra a prática LGBTQ+

Ele afirmou que "os militantes serão esmagados na ira do Senhor"

Leiliane Lopes - 09/12/2023 17h05 | atualizado em 11/12/2023 19h45

Pastor Ricardo dos Santos Foto: Facebook Casa de Oração

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou o pastor Ricardo dos Santos, da Igreja Casa de Oração em Lençóis Paulista, no interior de São Paulo, a pagar uma indenização de danos coletivos de R$ 40 mil por “incitar ódio contra a comunidade LGBTQIA+”.

O líder religioso foi processado pelo Ministério Público por causa de uma passeata contra a ideologia de gênero. Durante o evento, realizado em 2 de agosto de 2021, Santos afirmou:

– Não por nós, viu, militantes? Vocês serão esmagados na ira do Senhor. Não na nossa. Porque a nossa batalha não é contra as pessoas, mas contra as artimanhas de Satanás que vem para afetar vocês.

O processo também ressalta que Santos afirmou que “Deus fez o menino, menino, e a menina, menina”, o que foi considerado como um conteúdo transfóbico.

Na denúncia, o MP declarou que o religioso impôs “ideia discriminatória às pessoas LGBT ao sugerir que serão severamente castigadas por Deus”.

Já a defesa do pastor diz que Ricardo dos Santos “em momento algum incitou ódio ou perseguição a quem quer que seja”, apenas declarou o que a Bíblia diz sobre a prática e que Deus criou “homem macho e a mulher fêmea”.

– Ele não se referia à comunidade LGBTQIA +, mas aos membros da própria igreja que apoiam a ideologia de gênero – disse a defesa.

Mas para o desembargador Theodureto Camargo, relator do processo, a fala do pastor no culto configura “discurso preconceituoso e odioso”; nem mesmo as menções à Bíblia anulam sua “conduta ilegal”. Ainda cabe recurso.

A decisão da segunda instância é semelhante ao que foi definido em julho deste ano pela 3ª Vara Cumulativa do Foro de Lençóis Paulista. O juiz José Luis Pereira Andrade considerou que as falas do pastor constituem um ataque repleto de ódio contra uma população já vulnerável no país.

Leia também1 Torcedores do Santos invadem votação para presidência do clube
2 Vendedora cobra dívida e tem orelha arrancada com mordida
3 Tabata Amaral sofre tentativa de assalto em SP e fica ferida
4 Eduardo Costa terá que indenizar Fernanda Lima em R$ 70 mil
5 Suspeito de integrar esquema de tráfico é morto em confronto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.