Leia também:
X Papa acata pedido de renúncia de bispo brasileiro

OAB vai pedir afastamento da juíza que algemou advogada

Ordem também quer que policiais militares envolvidos sejam punidos

Camille Dornelles - 12/09/2018 10h59

Advogada foi algemada durante audiência no RJ Foto: Divulgação/OAB-RJ

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ) declarou que irá encaminhar um pedido para afastar a juíza leiga Ethel de Vasconcelos. Na segunda-feira (10), a magistrada discutiu com a advogada Valéria Lúcia dos Santos no 3º Juizado Especial Cível de Duque de Caxias.

Por desacato, ela chamou policiais militares para conterem a profissional, que acabou algemada. Imagens gravadas mostram a advogada no chão segurada por um agente durante a audiência.

A pedido da OAB, o juiz titular do 3º JEC, Luiz Alfredo Carvalho Júnior, tornou sem efeito a audiência, que foi redesignada para o dia 18 de setembro. O presidente da Ordem, Luciano Bandeira, se manifestou sobre o caso e repudiou a ação da juíza leiga.

– O que aconteceu nesta segunda-feira em Duque de Caxias é algo que não ocorria nem na ditadura militar. Uma advogada no exercício da profissão presa e algemada dentro de uma sala de audiência. Isso é inconcebível, é uma afronta ao Estado de Direito, à advocacia brasileira e ao direito de defesa. Tomaremos providências contra os policiais militares que prenderam e algemaram a colega, contra a juíza leiga que tomou essa medida pavorosa, e tomaremos as medidas necessárias para que Valéria seja ressarcida pelos danos experimentados por esse episódio tenebroso – declarou o presidente.

Leia também1 Criminosos roubam carro da Marinha no Rio de Janeiro
2 Homem inventa tentativa de sequestro do filho e é preso
3 RJ: Prefeitura não sabe quando pagará 13º dos servidores

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.