“Não mandamos no Congresso”, diz Lula aos seus 37 ministros

Durante reunião ministerial, petista também afirmou que "quem fizer coisa errada" será convidado a deixar o governo

Pleno.News
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: EFE/Andre Borges

Nesta sexta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou sua primeira reunião com seus 37 ministros no Palácio do Planalto. E durante o encontro, o petista falou sobre a relação que seu governo terá com o Congresso.

De acordo com Lula, é preciso que cada um dos ministros atue para obter apoio dos parlamentares.

Leia também

– É preciso que a gente saiba que é o Congresso que nos ajuda, nós não mandamos no Congresso, dependemos do Congresso – e por isso, cada ministro tem que ter a paciência e a grandeza de atender bem cada deputado ou cada deputada que o buscar – ressaltou.

O petista reforçou o recado ao dizer que os ministros devem manter uma relação de harmonia com o Congresso.

– Cada um de vocês tem a obrigação de manter a relação mais harmônica com o Congresso Nacional. Não tem importância que você divirja de um deputado ou de um senador. A gente não está propondo um casamento, a gente está propondo aprovar uma tese ou fazer uma aliança momentânea em torno de algum assunto que interessa ao povo brasileiro – pontuou.

Durante a reunião, Lula também deixou claro que os membros do governo têm a “obrigação de fazer as coisas da melhor forma possível”.

– Quem fizer coisa errada, a pessoa, da maneira mais educada possível, será convidada a deixar o governo. E, se cometeu algo grave, deve se colocar diante das investigações e da própria Justiça – destacou.

Mais Lidas