Moraes diz que ministro Fux foi quem pediu análise de Silveira

Ministro do Supremo acusou deputado de "criar animosidade entre as Forças Armadas e as instituições civis da República"

Pleno.News
Ministro Alexandre de Moraes Foto: STF/Nelson Jr

Ao iniciar a leitura de seu relatório a respeito da prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que foi o presidente da Corte, Luiz Fux, quem solicitou a análise do vídeo de Silveira. A declaração foi dada durante a votação sobre o caso, realizada nesta quarta-feira (17).

O presidente da Corte solicitou-me a análise de eventuais providências em relação a essa publicação – disse Moraes.

Leia também

Ao longo da sessão, Moraes voltou a dizer que as críticas feitas pelo parlamentar eram classificadas como fatos “gravíssimos”, por propagarem medidas, segundo o ministro, antidemocráticas contra o Supremo Tribunal Federal, como a defesa da cassação dos membros da Corte.

– [Daniel Silveira] expressamente propagava medidas antidemocráticas contra o Supremo, inclusive pleiteando a cassação imediata de todos os ministros, além de “criar animosidade entre as Forças Armadas e as instituições civis da República” – afirmou Moraes.

Em uma sessão rápida, de pouco mais de 30 minutos, os 11 ministros do STF votaram a favor da manutenção da prisão do deputado Daniel Silveira. A determinação, porém, terá que ser analisada pelo Plenário da Câmara, em data ainda indefinida.

Mais Lidas