Análise do STJ pode conceder prisão domiciliar a Lula

Corte deve julgar recurso do ex-presidente até o final do mês

Pleno.News
STJ deve analisar recurso de Lula ainda em março Foto: EFE/Gustavo Granata

Até o final de março, a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deve analisar um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva referente ao processo do tríplex no Guarujá, em São Paulo. Ele foi condenado a 12 anos e um mês de prisão no caso e segue preso na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba.

No entanto, de acordo com informações da coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, aliados de Lula acreditam que o STJ pode rever parte da pena imposta ao ex-presidente, o que poderia resultar em prisão domiciliar para o petista.

Leia também

Ainda de acordo com a coluna, um dos motivos para a análise seria a pressão de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que dizem aos colegas do STJ que eles fazem apenas uma aprovação automática das condenações de Curitiba, deixando a revisão para o Supremo.

No dia 6 de fevereiro, Lula foi condenado mais uma vez a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no processo referente ao sítio de Atibaia, também em São Paulo.

Mais Lidas