Leia também:
X MPF recomenda a WhatsApp que adie nova política de privacidade

WhatsApp: Novas regras do app passam a valer neste sábado

Medida causou polêmica pelo fato de ser obrigatória aos usuários que desejarem continuar utilizando o serviço

Paulo Moura - 13/05/2021 09h47 | atualizado em 13/05/2021 10h08

Novas regras do WhatsApp começam a valer neste sábado Foto: Pixabay

Envolta em muita polêmica desde que foi anunciada no início deste ano, a mudança na política de privacidade do WhatsApp passará a valer a partir deste sábado (15). A controversa alteração das regras da plataforma do Facebook estava marcada inicialmente para 8 de fevereiro deste ano, mas foi adiada para o dia 15 de maio após muita discussão sobre o tema nas redes.

Na prática, o Facebook declarou que as novas condições “permitirão o compartilhamento de informações adicionais entre WhatsApp e Facebook e outros aplicativos como Instagram e Messenger”. Isso inclui dados do perfil, mas não o conteúdo das mensagens, que seguem sendo encriptadas, de acordo com a empresa.

O barulho criado pela mudança foi motivado principalmente pelo fato de que ela é obrigatória para os usuários que desejarem continuar utilizando o serviço. Tal fato, inclusive, chamou a atenção de diversas autoridades regulatórias pelo mundo, que chegaram a questionar a legalidade da alteração.

De acordo com o WhatsApp, as mensagens não poderão mais ser lidas ou enviadas, tampouco as ligações estarão acessíveis após o prazo mencionado pela plataforma, caso o usuário não concorde com os novos termos. Depois do dia 15 de maio, o usuário que não aceitar as mudanças poderá apenas receber chamadas, ler notificações ou aceitar o contrato no app.

CONCORRÊNCIA GANHA ESPAÇO COM POLÊMICA
Quando as notícias sobre a alteração da política de dados do WhatsApp surgiram no início deste ano, os reflexos no mercado foram visíveis e fizeram muitas pessoas abandonarem o tradicional app e migrar para concorrentes. A plataforma de dados Sensor Tower apontou que mais de 100 mil pessoas chegaram baixar o Signal, app indicado por Elon Musk, no início deste ano.

O Telegram, por sua vez, consolidou-se ainda mais como o principal concorrente do WhatsApp e registrou mais de 2 milhões de downloads apenas nos primeiros dias de 2021.

Vale lembrar que o Pleno.News já possui um canal no Telegram pelo qual você pode ficar atualizado e acompanhar as principais notícias. Basta clicar neste link e seguir a página.

Leia também1 MPF recomenda a WhatsApp que adie nova política de privacidade
2 MP mira afiliada da Globo por demitir repórteres acima do peso
3 Doméstica move ação contra fundador das Casas Bahia
4 Transferência de dinheiro começa a funcionar no Brasil
5 Bill Gates e Melinda Gates anunciam fim do casamento

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.