Leia também:
X WhatsApp testa nova função que permite reunir grupos. Entenda!

Tribunal europeu mantém multa bilionária aplicada ao Google

Gigante foi punida em quase 3 bilhões de dólares ao direcionar usuários para seus próprios anúncios de comparação de compras

Pleno.News - 10/11/2021 09h50 | atualizado em 10/11/2021 11h10

Página inicial do Google Foto: Pixabay

O Tribunal Geral da União Europeia (UE), em Luxemburgo, manteve uma decisão antitruste contra o Google, com multa de 2,8 bilhões de dólares (R$ 15,3 bilhões) para a empresa no caso.

A Corte deu seu endosso para uma decisão de 2017 de reguladores do bloco de que o mecanismo de buscas online da Alphabet havia desrespeitado leis antitruste, ao direcionar usuários para seus próprios anúncios de comparação de compras, em detrimento de concorrentes.

Em uma vitória menor para o Google, o tribunal retirou um dos quesitos do caso da UE, dizendo que os reguladores não provaram que a conduta do Google distorceu a concorrência entre os mecanismos de busca em geral. Mas referendou a conclusão de que houve efeitos deletérios no estreitamento do mercado de mecanismos de busca para comparação de compras online.

Uma porta-voz do Google disse que era cedo para dizer se a companhia apelará no mais alto tribunal da UE. A decisão de hoje é uma vitória para Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia que lidera esforços para coibir excessos de gigantes de tecnologia.

*AE

Leia também1 EUA adiam o retorno à Lua e esperam chegar antes da China
2 Representante do Ceará, Teresa Santos é eleita a Miss Brasil 2021
3 Confira quem votou contra a PEC dos Precatórios no 2° turno
4 PSB discute possível candidatura de Joaquim Barbosa em 2022
5 Portal conservador anuncia 'congelamento' de atividades

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.