Leia também:
X WhatsApp diz que colaborará com Cade, MPF, ANPD e Senacon

Telegram e Signal têm enorme alta com mudança no WhatsApp

Aplicativos viram os números explodirem nos quatro primeiros meses do ano após anúncio de alteração da plataforma do Facebook

Paulo Moura - 19/05/2021 11h44 | atualizado em 19/05/2021 12h06

Telegram foi um dos apps que cresceu com mudanças no WhatsApp Foto: Pixabay

Em funcionamento desde o dia 15 de maio, a nova política de privacidade do WhatsApp tem causado insatisfação em usuários da plataforma e um aumento nos números dos concorrentes, que aproveitaram o momento instável do serviço administrado pelo Facebook. Telegram e Signal, concorrentes do WhatsApp, viram saltos exponenciais em seus números.

Dados divulgados pela Sensor Tower, consultoria que monitora downloads nas principais lojas de apps, apontam que, nos primeiros quatro meses do ano, as instalações do Telegram aumentaram 98% na comparação ano a ano, com mais de 161 milhões de downloads. Já o Signal teve crescimento percentual ainda maior: 1.192% na comparação anual, chegando a 64,6 milhões.

O WhatsApp, por outro lado, viu os seus downloads caírem 43% no período em relação ao mesmo intervalo de 2020. O movimento de buscas por apps concorrentes teve como pico o mês de janeiro, quando todo o imbróglio começou.

Naquele mês, o Telegram atingiu 63,5 milhões de downloads, um aumento de 283%, na comparação anual. Após o pico, o ritmo de instalações começou a diminuir mês a mês. Em abril, por exemplo, o app registrou uma leve queda de 3%, com 26,2 milhões, em comparação a quase 27 milhões um ano antes.

No Signal, os downloads continuam crescendo. O app apresentou uma alta expressiva em janeiro de 5.001%, saindo de 992 mil instalações em janeiro de 2020 para 50,6 milhões um ano depois. Nos meses seguintes, o número de downloads diminuiu, mas sempre se manteve acima do que foi registrado um ano antes.

MUDANÇAS NO WHATSAPP
A mudança nos termos de serviços e na política de privacidade do WhatsApp gerou uma onda de críticas por facilitar o compartilhamento de dados de usuários com o Facebook. Diante da repercussão negativa, o WhatsApp decidiu adiar a data da atualização para o dia 15 de maio, com o argumento de que havia muita “confusão” em torno da nova política.

O que mudou foi que, a partir de agora, empresas podem usar o Facebook para armazenar e gerenciar os seus chats do WhatsApp Business. Entre as informações coletadas estão nomes, números de telefone, aparelho usado, dados de transações e outros dados anônimos. O conteúdo das conversas, mensagens, fotos, vídeos e áudios não serão compartilhados e continuam protegidos.

Na prática, esse compartilhamento já existe há cerca de quatro anos, mas as pessoas tinham a possibilidade de optar por fornecer os dados às empresas para uso no Facebook ou não. Com a mudança, ao falar no WhatsApp com uma empresa que compartilha esses dados, a integração é automática.

Quem não aceitou os novos termos até o dia 15 de maio, passará a perder algumas funcionalidades do aplicativo. Ainda será possível receber chamadas e notificações, mas não será permitido ler nem enviar mensagens. Se após 120 dias a pessoa não tentar usar o app, a conta é excluída. Os dados ficarão armazenados somente na memória do celular, até que o WhatsApp seja apagado.

Leia também1 Polícia do Paraná procura assassino em série de gays
2 WhatsApp diz que colaborará com Cade, MPF, ANPD e Senacon
3 WhatsApp: Novas regras do app passam a valer neste sábado
4 Silveira sobre STF: "Quem são eles para colocarem mordaça?"
5 UE vai reabrir fronteiras para turistas totalmente vacinados

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.