Leia também:
X Sem censura! O que é o Parler, a rede social conservadora

Saiba quem é John Matze Jr, o criador da rede social Parler

Plataforma virou a queridinha dos conservadores

Gabriela Doria - 02/07/2020 19h51 | atualizado em 08/07/2020 17h45

John Matze Jr é fundador da Parler, rede social queridinha dos conservadores Foto: Reprodução

Dono da rede social conservadora Parler, que está conquistando o mundo após ganhar a adesão de líderes como Donald Trump e Jair Bolsonaro, John Matze Jr ainda é desconhecido da grande maioria dos internautas – por enquanto.

Matze é um jovem desenvolvedor de sistemas de 27 anos, cujo trabalho é voltado para a criação de uma rede social que tem como objetivo principal promover uma “verdadeira liberdade de expressão”.

Formado em Ciências da Computação em 2014 pela Universidade de Denver, nos Estados Unidos, Matze estudou também matemática, negócios e o idioma alemão. Após a graduação, ele chegou a trabalhar como desenvolvedor de sistemas para algumas empresas, incluindo a gigante Amazon.

Mas o período de funcionário durou pouco. Sem se adaptar a chefes e às limitações de trabalhar para os outros, Matze e o amigo Jared Thomson criaram, em 2018, a rede social Parler.

Segundo Matze, a Parler foi erguida graças à contribuição de pessoas próximas da dupla. Ele não disse o valor, mas alega que foi o suficiente para não contar com a ajuda da iniciativa privada.

Agora, após o boom, graças a figuras da direita mundial, Matze avalia a possibilidade de ganhar dinheiro com a plataforma, que promete ser um local de debate livre de censura. Conforme afirmou para a Forbes, o interesse no momento é atrair personalidades conservadoras à rede e colocá-las em contato com anunciantes, gerando retorno aos fundadores.

O Pleno.News também está presente no Parler, para seguir é só clicar no link ou nos procurar no @plenonewsoficial para acompanhar em tempo real as notícias veiculadas pelo portal.

Leia também1 Leia! Falamos com o criador da Parler, a rede contra a censura
2 Saiba como criar uma conta no Parler, a rede sem censura
3 Confira as personalidades que já possuem perfil no Parler
4 Sem censura! O que é o Parler, a rede social conservadora
5 Família Bolsonaro adere ao Parler e faz sucesso na rede

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.