Leia também:
X Atenção para golpe que clona chip de celular e rouba dados

Saiba qual é a função de cada botão de comando no Parler

Alguns dos símbolos da rede já são familiares por serem utilizados em outras plataformas

Paulo Moura - 07/07/2020 12h41 | atualizado em 08/07/2020 17h42

Como uma ferramenta nova, o Parler ainda causa estranhamento em quem está acessando a plataforma pela primeira vez ou ainda é iniciante no uso dela. Com algumas funções similares a outras redes sociais, como as curtidas ou os compartilhamentos, a grande novidade está no fato de que a rede promete um nível de censura em suas publicações menor que a aplicada por plataformas como o Facebook e o Twitter, por exemplo.

Para tirar as dúvidas dos novos usuários, o Pleno.News elaborou um manual para você entender o que significa cada botão de comando da nova rede social. Alguns deles já tem a função bem conhecida, mas aparecem com um outro nome no Parler, confira:

– Comments (Comentários)

Botão para comentários Foto: Reprodução

Com o símbolo de um balão, o primeiro botão do lado esquerdo, logo abaixo de cada postagem, serve para exibir e fazer comentários. Por ser utilizado em muitas redes, o sinal é o mais intuitivo dos três que ficam imediatamente abaixo de cada “Parley”, como é chamada cada publicação na rede.

– Echo (Eco), os compartilhamentos dentro da rede social

Botão Echo serve como compartilhamento de uma publicação Foto: Reprodução

Tendo como símbolo um megafone, a função Echo é similar ao que seria a atribuição de compartilhar em outras redes sociais, ou de retuitar, no caso do Twitter. Cada Echo pode ser publicado acompanhado de uma legenda de até 1.000 caracteres.

– Vote (Votar), as curtidas do Parler

Botão de votar, similar ao curtir das outras redes Foto: Reprodução

No Vote, ou votar em Português, você escolhe se gostou de uma publicação, em uma função que é semelhante ao curtir de outras plataformas. O ícone, por ser uma seta para cima, indica que a votação é apenas para as postagens que você aprovou.

– Expand (expandir)

Botão de expand faz com que a publicação fique destacada na tela Foto: Reprodução

A função Expand, ou expandir em português, serve para que uma postagem fique destaca na tela. Ao clicar no botão, que é um quadrado com duas setas opostas, a publicação salta para a frente da tela e escurece o que está ao fundo, é ideal geralmente para fazer prints onde fique claro o conteúdo que você quer destacar.

– Share (compartilhar), os compartilhamentos para fora da rede Parler

Botão de compartilhar o link Foto: Reprodução

O ícone da função Share, ou compartilhar, é conhecido por seu uso frequente em aplicativos no celular, os três círculos ligados por linhas geralmente indicam que você está compartilhando algum conteúdo com outra pessoa ou em uma postagem em uma rede social. No Parler, a função serve para gerar um link da postagem específica que você escolheu. Vale lembrar que este link é a única forma, excluindo os prints, de uma pessoa ver publicações na plataforma nos casos em que não possui uma conta nela.

– Área de publicação

Área onde você produz as suas publicações Foto: Reprodução

Nesta parte, muito similar à utilizada no Twitter, você produz suas postagens. No campo What’s New? (O que há de novo?, em português) você digita a legenda que quer compartilhar com os usuários da rede social. Os ícones ao lado do campo de texto servem, da esquerda para a direita, para inserir emojis, gifs e fotos. Os emojis padrões do Parler são similares aos já utilizados pelo WhatsApp, por exemplo.

– Suggested (Sugerido), a área de temas sugeridos, os “Trending Topics” do Parler

Área de temas sugeridos Foto: Reprodução

Nesta parte, aparecem os temas que são intitulados pela rede de “sugeridos”, o equivalente aos “Trending Topics” do Twitter. Na caixa aparecem alguns assuntos que estão sendo bastante comentados na rede. A rede não deixou claro se os itens aparecem pela ordem dos mais comentados, ou se simplesmente são os temas mais falados, de forma aleatória.

– People to follow (Pessoas para seguir)

People to Follow traz sugestões de perfis para seguir Foto: Reprodução

Como o próprio nome já diz, a caixa com diversas fotos de personalidades traz uma sugestão de alguns perfis para você seguir no Parler. Como perfil iniciante, as sugestões devem ficar em torno de influenciadores da rede, que possuem suas fotos acompanhados do símbolo do Parler. É provável que, com o aumento de perfis, as sugestões passem a envolver sua rede de contatos, como já acontece em outras plataformas.

O Pleno.News também está presente no Parler, para seguir é só clicar no link ou nos procurar no @plenonewsoficial para acompanhar em tempo real as notícias veiculadas pelo portal.

Confira a conta oficial do Pleno.News no Parler Foto: Reprodução

Leia também1 Leia! Falamos com o criador da Parler, a rede contra a censura
2 Saiba como criar uma conta no Parler, a rede sem censura
3 De Olavo a Ana Paula do Vôlei: Veja quem está no Parler
4 Família Bolsonaro adere ao Parler e faz sucesso na rede
5 Saiba quem é John Matze Jr, o criador da rede social Parler

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.