Leia também:
X Zuckerberg nega acusação de que Facebook priorizou lucros

Procon de SP notifica Facebook: “Só terremoto isentaria”

Pane nos aplicativos durou pelo menos seis horas

Monique Mello - 06/10/2021 16h37 | atualizado em 06/10/2021 17h10

Facebook pediu desculpas após problemas Foto: Reprodução

O Facebook foi notificado pelo Procon paulista nesta quarta-feira (6), para prestar esclarecimentos pelo apagão de pelo menos 6 horas dos aplicativos da empresa, ocorrido na última segunda-feira (4). A pane afetou a comunicação de usuários em todo o mundo, incluindo aqueles do Instagram e do WhatsApp.

O órgão de defesa do consumidor do brasileiro espera que a companhia fundada por Mark Zuckerberg também explique o que foi feito para reestabelecer os apps e para minimizar o impacto sobre os usuários. Também deverá ser informado quantas pessoas foram impactadas no estado paulista, assim como o horário de início e de término do apagão.

– Muitos usuários tiveram prejuízos em razão da pane e consequente prestação deficiente do serviço. O consumidor que se sentiu prejudicado deve aguardar a resposta da empresa e a análise do Procon-SP, que definirá a eventual responsabilidade do Facebook – explica Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

Em vídeo, Fernando Capez também afirmou que “somente em caso fortuito externo, como um terremoto ou evento muito forte, poderá isentar o WhatsApp de responsabilidade”. Segundo ele, “falhas internas não eximem a responsabilidade da prestadora de serviço”.

Na noite de terça-feira (5), o Facebook descartou que o apagão tenha sido causado por um ataque hacker, mas não deu explicações públicas sobre o que ocorreu, citando apenas que se tratou de uma mudança incorreta nas configurações dos servidores da empresa. A companhia negou que informações de usuários tenham sido vazadas nesse ínterim.

Em nota, o Facebook avisa que está ciente da importância de seus serviços para a sociedade e que irá prestar esclarecimentos às autoridades.

– Sabemos da importância de nossos produtos e serviços para pessoas e empresas. Trabalhamos arduamente para restaurar o acesso a nossos aplicativos o mais rápido possível, o que ocorreu em algumas horas. Estamos à disposição para prestar esclarecimentos a autoridades – declarou.

Leia também1 Zuckerberg nega acusação de que Facebook priorizou lucros
2 Procon notifica o WhatsApp e prevê multa de R$ 10,7 milhões
3 Facebook prejudica crianças e democracia, afirma ex-gerente
4 Após 'prejuízo bilionário', Mark Zuckerberg pede desculpas
5 Facebook alega que mudança de configuração causou pane global

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.