Leia também:
X Saiba como criar uma conta no Parler, a rede sem censura

Pleno.News é plagiado na rede Parler. Entenda e denuncie

Confira como fazer para reportar a existência de irregularidades na plataforma

Paulo Moura - 03/07/2020 17h00 | atualizado em 08/07/2020 17h44

 

A prática de criar contas falsas, também chamadas de fakes, usando nomes e imagens de personalidades e empresas ainda é, infelizmente, uma conduta bastante comum em várias plataformas espalhadas pelo universo virtual. A utilização indevida pode confundir os usuários das redes sociais e causar problemas para os reais donos das marcas.

Nesta semana, após a popularização do Parler, rede que vem sendo utilizada por conservadores como alternativa à plataformas tradicionais como Twitter e Facebook, o Pleno.News foi surpreendido com a criação de uma conta que não pertence ao portal, que já possui um perfil hospedado na rede social, intitulado @plenonewsoficial.

A página falsa, nomeada na rede como @PlenoNews, tem publicado diversas matérias veiculadas pelo portal. Com 2 mil seguidores, o perfil tem confundido os seguidores que passaram a acompanhar a página. Em muitos casos, pessoas comentam as publicações acreditando ser a página verdadeira.

Já o perfil oficial do Pleno.News, registra em seu texto de apresentação a expressão “Conta oficial” e, além disso, a página do site segue algumas personalidades que já fazem parte da rede. Para seguir o Pleno no Parler é só procurar por @plenonewsoficial ou clicar no link.

Por conta da situação, aproveitamos o espaço para compartilhar o passo a passo de como fazer para denunciar contas falsas no Parler, tanto no aplicativo, quanto em sua versão na Web, acompanhe:

NO APP

– Clique primeiro na seta ao lado do nome do perfil, e em seguida clique em Report (marcado em vermelho).

Clique nas opções do perfil Foto: Reprodução

– Na sequência, o aplicativo carregará uma lista de opções. No caso da página que está plagiando o Pleno.News você deve clicar em Plagiarism.

Na tela de opções, clique em Plagiarism Foto: Reprodução

– Por último, você descreverá o motivo pelo qual está denunciado aquela conta. Neste caso, você deve escrever que esta não é a conta oficial do portal. Em seguida, é só clicar em Submit e pronto, a denúncia já estará oficializada na plataforma.

Escreva as razões da denúncia e clique em Submit Foto: Reprodução

NA WEB

1° – Caso esteja acessando a rede por um navegador, você deve clicar na seta ao lado de uma das publicações da página falsa e em seguida na opção “Report @PlenoNews”.

Clique na seta ao lado da publicação e depois em Report Foto: Reprodução

– Em seguida, escolha a opção onde está escrito “The practice of taking someone else’s work or ideas and passing them off as one’s own” (A prática de pegar o trabalho de uma outra pessoa e passar como se fosse seu, em português).

Em seguida, escolha a opção que começa com The practice of Foto: Reprodução

– Assim como no app, encerre descrevendo por quais motivos você está denunciando aquela publicação/perfil e finalize clicando em Submit.

Encerre descrevendo os motivos e clicando em Submit Foto: Reprodução

O Pleno.News também está presente no Parler, para seguir é só clicar no link ou nos procurar no @plenonewsoficial para acompanhar em tempo real as notícias veiculadas pelo portal.

Confira a conta oficial do Pleno.News no Parler Foto: Reprodução

Leia também1 Leia! Falamos com o criador da Parler, a rede contra a censura
2 Saiba como criar uma conta no Parler, a rede sem censura
3 Saiba quem é John Matze Jr, o criador da rede social Parler
4 Confira as personalidades que já possuem perfil no Parler
5 Sem censura! O que é o Parler, a rede social conservadora

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.