Perfis falsos do Uber enganam usuários no Facebook
Golpes oferecem promoções aparentemente vantajosas
Ana Luiza Menezes - 31/08/2018 19h02

Nos últimos quatro dias, foram identificadas 96 páginas falsas no Facebook que simulavam o perfil oficial do serviço Uber. O objetivo dos criminosos era roubar cartões de crédito de usuários. As informações foram divulgadas pela empresa PSafe, que identificou as fraudes.
A fim de enganar usuários do aplicativo, eram oferecidos cupons de descontos aparentemente vantajosos. As publicações pediam ainda que as pessoas entrassem em contato por meio do perfil do Facebook, sem reportar dúvidas aos canais oficiais do Uber.
Segundo Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, que viabilizou a descoberta do golpe, os casos têm se tornado cada vez mais crescentes. Ele revelou que uma das estratégias é escolher perfis mais vulneráveis de usuários por meio de anúncios pagos no Facebook.
– Dessa forma, a página falsa ganha a credibilidade da marca que estiver explorando e também do formato de anúncio oferecido pela plataforma – afirmou.
Antes de acreditar em promoções, é necessário verificar se o link é verdadeiro e confiável. O especialista defende ainda que é melhor desconfiar de mensagens que pedem para realizar o compartilhamento com amigos para “ganhar alguma coisa”.
Leia também1 Facebook admite erro após bloqueio de perfil da Funai
2 Novo golpe do WhatsApp fala de promoção do McDonald's